Ex-presidente uruguaio Mujica faz cirurgia de urgência para retirada de espinha de peixe

Após ter se engasgado, uruguaio ficou com espinha presa no esôfago durante uma refeição. Médico diz que político está em boas condições de saúde

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2021 às 21:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: AFP/Arquivo

O ex-presidente do Uruguai José Mujica foi internado com urgência nesta terça-feira (27), e será submetido a uma endoscopia ainda hoje depois de ter se engasgado com uma espinha de peixe, que ficou presa em seu esôfago durante uma refeição.

A informação foi confirmada pelo presidente do centro hospitalar Casmu, Raúl Rodríguez, que disse que o ex-chefe de governo está em boas condições de saúde, mas é necessário que a espinha seja removida para que não haja complicações.

A médica particular do ex-presidente, Raquel Pannone, garantiu à imprensa local que se trata de "um procedimento menor". "É algo simples e amanhã ele estará de volta em casa", explicou Pannone ao jornal El País.

Segundo diversos meios de comunicação, os médicos tentaram primeiro retirar a espinha sem anestesia, em um procedimento ambulatorial, mas, diante da impossibilidade de fazê-lo, optaram pela intervenção cirúrgica. Pessoas próximas ao ex-presidente de 85 anos dizem que ele está de bom humor.

Mujica, um dos principais líderes da Frente Ampla e que se tornou presidente (2010-2015) sendo um dos políticos mais populares e ao mesmo tempo mais resistentes do Uruguai devido ao seu passado guerrilheiro, teve uma enorme projeção internacional

Seu estilo distante de protocolos e seus discursos em plataformas globais focados em valores humanos incomuns na linguagem política o tornaram um personagem procurado pela mídia mundial.

Em outubro de 2020, ele deixou sua cadeira no Senado, mas garantiu que isso não significava abandonar a política, mas sim a "primeira fila". "Vou embora grato, com muitas lembranças e profunda nostalgia. A pandemia me abalou", disse na época. (Com agências internacionais)