Ex-presidentes do Vitória divulgam nota contra Ricardo David

Atual presidente é chamado de "arrogante" e acusado de fazer uma gestão "desastrosa"

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2018 às 09:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

O momento turbulento do Vitória continua. Em crise após o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, o rubro-negro agora também vive uma situação ruim fora das quatro linhas. Pressionado no cargo, o presidente Ricardo David virou alvo de críticas de ex-presidentes e conselheiros natos do Leão. Nomes como Alexi Portela Júnior, Ademar Lemos, Paulo Carneiro, Raimundo Viana e Manoel Matos divulgaram uma nota pública com duras críticas à gestão do atual mandatário. 

"É preocupante não apenas a realidade atual, mas, também, o futuro que se aproxima ante aos erros de gestão e planejamento cometidos pelo atual presidente que, fruto dos seus equívocos, contribui para a desvalorização da marca Vitória no cenário nacional. Vale ressaltar que se avizinha um 2019 muito mais desafiador que o atual ano. Diante disso, as consequências de uma manutenção de uma gestão desastrosa serão inimagináveis", diz um trecho do texto. 

Na carta, os ex-presidentes e conselheiros natos pedem para que seja convocada Assembleia Geral para definir o que deve ser feito a gestão de Ricardo David. De acordo com o estatuto do Vitória, a Assembleia Geral pode ser convocada pelo presidente do Conselho Deliberativo, ou em caso de ausêcia o vice-presidente, por requerimento de 1/5 dos associados com direito a voto e requerimento de maioria absoluta do Conselho Deliberativo. 

O inciso IV do segundo capítulo do estatuto rubro-negro diz que compete privativamente à Assembleia Geral destituir, por gestão irregular e/ou temerária, em Assembleia convocada para tal fim, os membros do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal e do Conselho Diretor.

Confira a nota completa:

"Os Ex-Presidentes e Conselheiros Natos abaixo assinados, vem a público manifestar tristeza e sobretudo, solidariedade a toda a família rubro negra ante o rebaixamento à segunda divisão do campeonato brasileiro de futebol, confirmada no último domingo.

Nesta terça, 27.11.2018, ao conceder entrevista coletiva a fim de explicar o fracasso de sua gestão, o que se viu foi mais do mesmo! O antes “extremamente preparado”, atual presidente Ricardo David, vale-se de seus erros de 2018, para prometer um 2019 promissor.

Arrogante como sempre, aproveitou para fazer chacota e mandar indiretas.

Quantos erros mais cabem na conta do Presidente?

É preocupante não apenas a realidade atual, mas, também, o futuro que se aproxima ante aos erros de gestão e planejamento cometidos pelo atual presidente que, fruto dos seus equívocos, contribui para a desvalorização da marca Vitória no cenário nacional. Vale ressaltar que se avizinha um 2019 muito mais desafiador que o atual ano. Diante disso, as consequências de uma manutenção de uma gestão desastrosa serão inimagináveis.

Ademais, após o rebaixamento, o atual Presidente não perdeu a oportunidade de – mais uma vez – atribuir a outrem a culpa pelo seu insucesso. O problema da mentira, é que para sustentar a primeira, será sempre necessária contar uma segunda, uma terceira e assim por diante. Ricardo David é o símbolo da frustração, do personagem que pouco a pouco vem sendo amargamente revelado.

SOMOS CONTRA QUALQUER RUPTURA INSTITUCIONAL, e acreditamos que a solução para a situação em que Ricardo David colocou o Clube perpassa pelo cumprimento das normas estatutárias e submissão dos destinos do clube ao seu órgão máximo: sua Assembleia Geral.

Por essa razão e, sobretudo, visando a preservação da instituição, é que os Ex-Presidentes e Conselheiros Natos lamentam o isolamento a que o clube foi conscientemente levado e, exatamente em razão disso, manifesta preocupação com incapacidade de liderar revelada pelo Sr. Ricardo David, que ignora a história do clube a que recentemente diz “amar”.

Embora sofridos e magoados, como qualquer torcedor, os signatários deste documento reafirmam o compromisso institucional, torcendo para que os interesses da instituição Esporte Clube Vitória estejam sempre acima dos interesses pessoais e políticos.

Cumpre ao órgão máximo do Clube, a Assembleia Geral, conforme reza o Estatuto da agremiação, de modo absolutamente democrático, apontar os caminhos que nos tire dessa triste condição".

Ademar Pinheiro Lemos

Alexi Pelagio Portela Junior

Antônio Ferreira Neto

Epifânio Carneiro

Manoel Matos

Paulo Carneiro

Paulo Sérgio Peixoto Magalhães

Raimundo Vianna