Ex-reitor da Ufba é cotado para comandar Secretaria estadual da Educação

por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O professor Naomar de Almeida Filho, ex-reitor das universidades federais  da Bahia (Ufba) e do Sul da Bahia (UFSB), é cotado para assumir a  Secretaria estadual da Educação no lugar do senador Walter Pinheiro (sem  partido). O nome foi levado ao governador Rui Costa (PT) por integrantes de seu próprio partido, que pressionam para indicar o novo comandante da pasta. Rui, entretanto, tem dito que a escolha não será por indicação política, mas técnica. Naomar foi reitor da Ufba de 2002 a 2010 e, em 2013, da recém-criada UFSB, onde ficou até setembro de 2017. O posto foi oferecido por  Rui à senadora Lídice da Mata (PSB), mas as conversas não avançaram.  Contudo, o governador avisou: o convite é para Lídice, não para o partido. 

Mudança, mas nem tanto Já Walter Pinheiro pode migrar para a Secretaria de Ciência e Tecnologia do  Estado (Secti). Ele é considerado um nome técnico da área e tem boa  relação com Rui, embora o trabalho feito por ele na Educação tenha ficado  abaixo do esperado pelo governo.

Quarteto socialista Nas discussões em torno da reforma administrativa, o PSB entregou a Rui  quatro nomes do partido para compor a equipe no segundo mandato do  petista. Dois já integram o governo: Antonio Carlos Tramm, atual presidente da Juceb, e Rodrigo Hita, titular da Secti. Os outros são o deputado federal Bebeto Galvão, suplente de Jaques Wagner no Senado, e o deputado estadual Angelo Almeida, que ficou na suplência.

Sem definições Os possíveis espaços ocupados pela sigla ainda são discutidos, mas os socialistas querem pelo menos uma secretaria mais encorpada.

Livre para voar A vereadora Mercelle Moraes foi liberada pela Justiça para trocar o PV por outra legenda sem o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. Por enquanto, há quatro siglas no horizonte: DEM, PDT, Solidariedade e PSDB, que já abriga o irmão da vereadora, o deputado estadual Marcell Moraes. Outro caminho, tido como muito provável por aliados de Marcelle, é o ingresso em um novo partido.

Faça o que eu faço Com o marido condenado e preso pela Operação Adsumus, a mulher do ex-prefeito de Muritiba Roque Isquem (PDT), Rejane Cerqueira, deve substituir o marido nas eleições para o comando da cidade do Recôncavo em 2020.  O curioso é que Isquem perdeu a reeleição em 2016, criticando justamente as capitanias hereditárias da política local, já que o então favorito, Epifanio Sampaio (PRB), o Babao, ficou inelegível e renunciou à candidatura em favor do filho, Danilo, atual prefeito.

Mudança de tom Após assegurar sua saída do Podemos, fruto de insatisfações com a direção do partido na Bahia, o vereador Carlos Muniz recuou. Em conversa ontem com a Satélite, Muniz mudou o discurso. “A situação está ótima. Enquanto mantiverem a palavra comigo, continuo”, afirmou.

Pílula Stand by - Embora admitam a possibilidade de sair do PHS, os vereadores Fabio Souza e Cátia Rodrigues mantêm mistério sobre o futuro. Enquanto Cátia disse não ter convites de outras legendas, Fábio afirmou que só vai tratar do assunto no final deste ano. "Na abertura dos trabalhos legislativos, nós já teremos as principais decisões tomadas de ajustes na equipe de governo, de definição da liderança de governo", ACM Neto, prefeito de Salvador, ao falar sobre as mudanças que fará na equipe de governo