Executiva brasileira integra lista mundial de jovens líderes inspiradores

Atuação sustentável de Jessica Centurião, de 27 anos e que atua na Basf, foi reconhecida pelo GreenBiz

  • Foto do(a) author(a) Murilo Gitel
  • Murilo Gitel

Publicado em 16 de junho de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação)

Engajada nos desafios que lhe são entregues, questionadora e persistente. Estas são apenas algumas características de Jessica Artioli Centurião, 27 anos, reconhecida recentemente como um dos 30 jovens líderes inspiradores de até 30 anos nomeados pelo GreenBiz Group e World Business Council for Sustainable Development, no prêmio “2018 GreenBiz 30 Under 30”.

Consultora de desenvolvimento de mercado do time de Construção da Basf, a paulista, natural de Santo André, é a única latino-americana entre os homenageados, que foram indicados por uma busca global por líderes emergentes em setores que estão formando as tendências em negócios sustentáveis.“Eu me senti extremamente honrada e muito feliz, principalmente, por ser um prêmio referente à causa que eu realmente acredito que é a sustentabilidade. Além de ser uma honra poder representar nosso país entre os jovens eleitos do mundo todo”, destacou Jessica ao CORREIO Sustentabilidade, ao comentar sobre o reconhecimento.A jovem executiva, que na infância chegou a sonhar em ser médica, veterinária ou bióloga marinha, formou-se em Administração de Empresas pela FGV e se pós-graduou em Gestão de Marketing pela ESPM. Posteriormente, Jessica atuou por sete anos no marketing regional de indústria de Care Chemicals da Basf, que inclui os negócios de Personal Care e Home Care. Foi na atuação com as indústrias de produtos de limpeza que entendeu como a escolha dos ingredientes para a formulação são extremamente importantes para a saúde humana e ambiental e podem promover mudanças relevantes na atuação de grandes corporações.

Sustentabilidade

“Eu promovia as matérias-primas mais sustentáveis do nosso portfólio para os fabricantes de produtos de limpeza. Quando um cliente desses passa a usar as nossas soluções é um grande impacto para o ambiente, pois são produtos de consumo que estão presentes na vida de milhões de brasileiros. Na minha função atual, como consultora de Desenvolvimento de Mercado para Construção Civil, continuo colocando meus esforços nessa missão de implementar a sustentabilidade em um setor que ainda tem grande desperdício de materiais, baixa produtividade e pouca conscientização”, explica Jessica.

No time de construção, a jovem executiva foi a responsável pelo projeto da terceira onda da CasaE, a casa de ecoeficiência da Basf, que foi completamente renovada no final de 2017. O projeto apresenta soluções inovadoras e sustentáveis da companhia e seus parceiros, com o objetivo de disseminar e fomentar tendências para o setor da construção civil. Na nova fase, a CasaE ganhou interação digital, uma exclusiva assistente cognitiva com base em Inteligência Artificial, além de um espaço sensorial para aguçar os cinco sentidos dos visitantes.

“O mais apaixonante de tudo isso foi poder misturar dois temas que eu me interesso muito: digitalização com sustentabilidade. Por meio dessas novidades foi possível aproximar as nossas soluções sustentáveis do entendimento do público, que vai desde grandes empresas, startups, profissionais do setor, estudantes, entre outros”, relata.

Futuro

Joel Makower, presidente do GreenBiz Group, empresa de mídia e eventos na interseção de negócios, sustentabilidade e inovação, observa que os jovens reconhecidos pelo prêmio representam o futuro da sustentabilidade dentro das empresas e instituições. "Por isso, eu não poderia ser mais otimista sobre o futuro da sustentabilidade como profissão e os benefícios que se reverterão para essas organizações e para a sociedade em geral”, afirma.

Para Peter Bakker, CEO do World Business Council for Sustainable Development, liderança inovadora e comprometimento são fundamentais para alcançar a agenda de desenvolvimento sustentável e abordar os desafios que as empresas e as pessoas enfrentam atualmente. "É preciso um tipo de líder único, que pensa e executa para chegar a alternativas realistas e que possam ser aplicadas em escala para resolver os desafios mais críticos de sustentabilidade”.

Representante do Brasil e da América Latina na lista global, Jessica Centurião reforça que a sustentabilidade é uma escolha de todos os dias, em pequenas atitudes no âmbito pessoal, como utilizar menos recursos, reciclar e escolher produtos mais sustentáveis, e em ações que refletem nos negócios e geram grandes impactos. “Eu diria que todos nós, dos jovens aos mais velhos, precisamos nos conscientizar que temos um único planeta e que se continuarmos a consumir nossos recursos na mesma velocidade atual não teremos um futuro com qualidade”.

É possível conhecer o trabalho e o comprometimento com a atuação sustentável dos outros 29 premiados no portal do GreenBiz clicando aqui