Exibição de documentários e roda de capoeira celebram Dia da África em Salvador

Programação de reverência ao continente acontecerá no Terreiro Casa Branca

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2018 às 19:00

- Atualizado há um ano

O legado inventivo, tecnológico, político e intelectual do continente africano serão exaltados na semana em que se comemora o Dia da África (25 de maio). O terreiro Casa Branca, na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, preparou uma programação com exibição de filmes e documentários, além de uma grande e festiva roda de capoeira, batizada de Mãe África.

O evento, que começa nesta segunda-feira (21), terá também jogos educativos desenvolvidos por Carla Pita, da Contínua Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas. Os jogos divertem, educam, contam e recontam a história da África da cultura africana para crianças e adolescentes.

O objetivo da programação é desmistificar que o continente africano está imerso apenas em fome, miséria, epidemias e guerras.

“A intenção é exaltar a inventividade e tecnologia africanas, seus reis e rainhas, os heróis e heroínas das independências africanas, intelectuais e pensadores como a escritora moçambicana Paulina Chiziane e Jomo Kenyatta, enaltecido pelo povo queniano como o pai da nação”, afirma Gersonice Azevêdo Brandão, a Mãe Sinha, equede da Casa Branca.

O Espaço Cultural Vovó Conceição, criado por Sinha, é um dos apoiadores do evento, que tem o professor de capoeira Dadá Jaques como coordenador ao lado de Carla Pita. Semana da ÁfricaData: 21 a 26 de maioLocal: Terreiro Casa Branca (Avenida Vasco da Gama, Engenho Velho da Federação)Programação - segunda-feira (21), às 19h:Filme Mandela: Um longo caminho para a liberdade - terça-feira (22), às 19h:Documentário Império Aschanti - quinta-feira (24), às 19h:Roda Mãe África - sábado (26), às 9hCarlos Pita - interatividade