Existe algum problema em decolar na chuva? E a idade mínima do piloto?

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O que são e para que servem os flaps nos aviões comerciais? (J. Marinho - Curitiba/PR)

Os flaps são as placas que se estendem para trás das asas, antes de início das decolagens e pousos. As asas de aviões comerciais são desenhadas para que atinjam eficiência maxima em velocidade de cruzeiro. Isto significa que, em velocidades baixas, estas asas não são eficientes, não atingindo sustentação suficiente para manter o avião voando. Quando os flaps são acionados, se estendem para trás e para baixo, aumentando a área e a curvatura da asa, fazendo com que ela precise de menos velocidade para atingir a sustentação necessária para as fases de decolagem e pouso.

Existe algum problema em decolar na chuva? (A. Heffner - Tubarão/SC)

A grande diferença é a performance de frenagem. Para decolar, é necessário que se calcule a distância necessária para frear o avião no caso de alguma falha durante a aceleração. Com a pista molhada, o atrito dos pneus é menor e a distância necessária para parar aumenta muito. 

Qual a idade mínima para ser piloto de avião? (I. Saraiva - Aracaju/SE)

Para a licença de piloto privado (autorizando a voar aviões particulares), 18 anos. Para ser piloto comercial (comandante de táxi aéreo e copiloto de companhias aéreas), 18 anos; e para piloto de linha aérea (comandante de linha aérea), 21 anos.