Expectativa de ano bom para a publicidade

por Donaldson Gomes

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2019 às 04:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Quatro em cada cinco representantes de agências de publicidade no Nordeste, 82,3%, esperam que 2019 seja melhor que o ano passado. Apenas 17,7% acreditam que o ano será igual a 2018 e ninguém espera por um ano pior, de acordo com a pesquisa Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda (VAN Pro), promovida pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO). As expectativas positivas no mercado nordestino superam a média nacional, que estão em 70,6%. “A propaganda reflete a motivação de outros setores da economia. Se há um otimismo nos demais setores, ele é rapidamente observado no nosso setor”, avalia Glaucio Binder, presidente da Fenapro. A pesquisa foi respondida por 174 agências de todo o país.  Se há um otimismo nos demais setores, ele é rapi damente observado no nosso setor - Glaucio Binder, presidente da FenaproCamisas polo pelo mundo A Camisas Polo Salvador vem conseguindo superar uma antiga barreira do setor produtivo brasileiro no comércio exterior. Na contramão da tradição de exportar commodities e produzir bens finais principalmente para o mercado interno, a indústria de confecções iniciou uma operação para exportar camisas para a Indonésia, de onde importa o algodão orgânico usado nos produtos. Nesta primeira remessa, foram enviadas 3 mil unidades. A indústria, que emprega 50 funcionários, já exportou para Angola, Portugal, Alemanha, México e, em breve, para a Argentina.

Não deu A tão sonhada retomada das atividades na Enseada do Paraguaçu ainda não vai acontecer. O Consórcio Villegagnon – composto pelo Naval Group, Mectron e o estaleiro, implantado na cidade baiana de Maragogipe – foi preterido pela Marinha do Brasil. A proposta vencedora foi a do Consórcio Águas Azuis, formado pela thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segurança e Atech, subsidiária do Grupo Embraer.No horizonte Gestão de saúde.  A DynamicCare, especializada em consultoria e gestão de benefícios na área da saúde comemora os primeiros resultados do trabalho aqui na Bahia, onde registrou uma redução média de 20% em custos de clientes. 

Educação corporativa.  A Afferolab, especializada em aprendizagem corporativa, está expandindo a atuação para o Nordeste, em parceria com a Novo Expediente, sediada em Recife. O foco são os mercados pernambucano e baiano. 

Doce.  Lembrada pelo alfajor argentino, a Havanna agora aposta na venda dos produtos de Páscoa, que promete um incremento superior a 20%, em relação ao mês anterior. Na capital baiana, o público pode conferir os produtos no Salvador Norte e Salvador Shopping.

Donaldson Gomes  é editor e escreve às segundas-feiras