Experiência e versatilidade: justificativas de Tite sobre Taison

Atacante do Shakhtar é um dos 23 jogadores que vão para a Copa do Mundo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2018 às 15:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Pimentel/AFP

A convocação do atacante Taison não se trata de uma surpresa, já que o jogador havia sido lembrado por Tite em outras listas anteriores à definitiva para a Copa do Mundo, divulgada nesta segunda-feira (14). Entretanto, o atacante que joga no futebol ucraniano desde 2010 não fez uma temporada de destaque. O treinador explicou o motivo de levá-lo para a Rússia.

“Ele tem 80 jogos entre Champions e Liga Europa. Isso acaba pesando, afora ser campeão da Libertadores com o Internacional, da Sul-Americana comigo no início da carreira. Ele traz versatilidade, por dentro ou por fora”, justificou Tite, citando também Philippe Coutinho como outro jogador versátil.

Em outro momento da entrevista coletiva, o treinador afirmou que entende as opiniões divergentes em relação a alguns jogadores convocados."Eu não quero e não tenho pretensão de ser consenso, mas apenas externar uma ideia de futebol e o porquê delas. Isso é uma responsabilidade. Que ideia essa cara tem? O que ele pensa? Agora concordar ou não é do livre arbítrio. Às vezes porque as decisões são do feeling, da sensibilidade, elas não são dos números. As escolhas são de cada um e a gente respeita. As minhas vão acabar acontecendo com injustiças em função das opiniões diferentes”.Taison começou a carreira no Internacional, onde trabalhou com o atual técnico da Seleção. Ficou no time gaúcho de 2008 a 2010, ano em que foi vendido para o Metalista, da Ucrânia. Em 2013, chegou ao Shakhtar Donetsk, do mesmo país.

Nesta temporada, o jogador de 30 anos fez 36 partidas e sete gols. Coletivamente, porém, está em alta. O Shakhtar foi campeão ucraniano e da Copa da Ucrânia na semana passada.