Expofeira apresenta animais de alto padrão genético

Mais de 1,7 mil animais estão em exposição no Parque João Martins, em Feira de Santana

  • Foto do(a) author(a) Georgina Maynart
  • Georgina Maynart

Publicado em 7 de setembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

Neste feriado vale incluir no roteiro do feriado uma passagem pelo Parque de Exposições de Feira de Santana. Lá, a 43ª edição da Expofeira confirma a tradição das exposições agropecuárias na região. Afinal, não é por acaso que Feira de Santana é conhecida como “Portal do Sertão”. Foi nesta área do estado que começou, ainda no Brasil Colônia, a expansão da pecuária para além da Mata Atlântica, em direção às regiões mais internas da Bahia. Os criadores começaram a levar os animais para o sertão em busca de melhores pastos e de clima propício. A estratégia era se afastar da umidade do litoral para evitar a incidência de doenças.

Atualmente os agricultores da região cultivam vários alimentos, como milho, feijão e amendoim. Mas os animais ainda são as principais estrelas da atividade rural nesta área da Bahia e a Expofeira é uma vitrine deste mercado.

Até domingo, estão em exposição no Parque João Martins mais de 1,7 mil animais, de cavalos a bois de várias raças. Um deles é Nancur, um touro nelore de peso: 1,4 toneladas distribuídas em uma estrutura vigorosa. Cria da Fazenda Tempo, Nancur é campeão em praticamente todas as exposições de que participa. Com características consideradas superiores, ele também possui um dos sêmens mais valorizados do Brasil, vendido para criadores que buscam reproduzir qualidades de alta genética.  Touro Nancur pesa 1,4 toneladas e tem sêmen valorizado (Foto: Secom/PMFS) A exposição conta ainda com pista de pôneis, parque de diversões, casa do vaqueiro, julgamentos de animais e leilões. O evento conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, ligado à Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia.

“Essa é uma exposição das mais tradicionais da Bahia, referência para toda a região. Apesar das dificuldades provocadas pela forte estiagem dos últimos anos, neste momento em que muitos produtores estão recompondo o rebanho, a exposição traz animais de alto padrão genético. É uma demonstração da importância do uso de tecnologias modernas para ampliar a produtividade e oferecer sustentabilidade ao negócio rural”, afirma Humberto Miranda, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb).

Capacitação e turismo

A Expofeira também é uma oportunidade para quem busca capacitação e treinamento. O Sebrae está oferecendo cursos e oficinas gratuitas para o agricultor. Os estandes trazem ainda um retrato da diversificada agropecuária dos municípios do sertão, como artefatos de couro e sisal, beijus e derivados, queijos e iogurtes, mel, frutas desidratadas e barras de cereais. Os produtos foram beneficiados por agricultores de cooperativas dos municípios de Valente, Tucano, Itaberaba e Conceição do Coité.

Este ano um setor da feira foi reservado para divulgação de roteiros turísticos da Bahia. A ação faz parte do projeto “Bahia Descobre a Bahia” e inclui uma exposição de produtos de várias regiões turísticas. Entre eles, licores e cachaças da Chapada Diamantina, vinhos do Vale do São Francisco, e cascatas de chocolate da Costa do Cacau.

SERVIÇO: O QUE: 43ª Expofeira QUANDO: Até domingo. ONDE: Parque de Exposições João Martins da Silva Filho – Feira de Santana ACESSO: Gratuito.