Exposição com obras de Mario Cravo marca aniversário de ACM

Cabeça do Tempo será aberta nesta terça (04/09) no Instituto ACM e reúne dez trabalhos

Publicado em 3 de setembro de 2018 às 07:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mario Cravo faleceu em agosto passado, deixando importante legado

Amigos durante décadas, o artista plástico Mario Cravo Júnior e o senador Antônio Carlos Magalhães compartilharam o amor pela arte e pela Bahia. Por isso, para marcar os 91 anos de ACM, que se completaria nesta terça-feira (04), o Instituto ACM recebe a exposição Cabeça do Tempo,  que tem abertura amanhã, às 17h, na sede da instiyuição, na Praça da Sé  Mario Cravo com uma das cabeças que serão expostas na mostra (Foto: Instituto Mario Cravo/divulgação) A mostra é composta por dez obras de Mario Cravo, que faleceu em agosto deste ano, e fazem parte do acervo da galeria de Paulo Darzé, que também assina a curadoria do projeto. Paulo Darzé explica que os trabalhos integaram um conjunto produzido pelo artista a partir dos anos 80, e que é formado por um total de  66 cabeças. Darzé destaca a pesquisa de Mario Cravo por novos materiais e sua busca por solluções plásticas e formas de expressão inovadoras,  desde o início de sua trajetória.

Em sua maioria,  as obras foram esculpidas com a madeira que sobrou do incêndio que destruiu o antigo Mercado Modelo, no início dos anos 80.  “Viver longos anos de vida é um exercício permanente de transformação e isto para mim significa a dinâmica da própria vida. Isto através de qualquer profissão. Viver é transformar”, dizia Mario Cravo.

De acordo com Claudia Vaz, diretora Executiva do IACM, Mario Cravo foi escolhido por deixar um legado material e intelectual para a cultura baiana. “O senador e Mario Cravo são figuras icônicas na Bahia. Eles partiram, mas deixaram um legado cultural importante, de destaque no cenário nacional. Por isso mesmo, nesta oitava edição, a Semana de Ação, Cidadania e Memória homenageia esse importante artista modernista que levou a Bahia para fora do Brasil”, explica Vaz.

Nascido em Salvador, em 4 de setembro de 1927, Antonio Carlos Peixoto de Magalhães ingressou na carreira política em 1954, quando elegeu-se Deputado Estadual da Bahia. Entre os cargos públicos que assumiu a partir daí, está o de Deputado Federal por três mandatos consecutivos, a partir de 1958 e o de prefeito de Salvador, em 1967. ACM assumiu também o governo do estado da Bahia em três ocasiões. A primeira vez em 1971 e novamente entre os anos de 1979 e 1983, e de 1991 a 1994, após ter ganhado no primeiro turno. Em 1994, foi eleito senador e chegou a presidir a casa entre 1997 a 2001, voltando ao cargo em 2002.

SERVIÇO

Exposição: Cabeça do Tempo

Abertura: Terça-feira (04/09), às 17h

Onde: Instituto ACM (Rua do Saldanha, s/n, Praça da Sé) 

Visitação: Gratuitamente até o dia 21/09, sempre de segunda a sexta, das 09h às 12h e das 13h30 às 17h e, aos sábados, de 09h às 12h.