Exposição do Exército ocupa Farol da Barra neste domingo (23)

A atividade faz parte da Semana do Exército 2017. A programação se encerra a noite, com shows de Danniel Vieira e Araketo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de abril de 2017 às 17:16

- Atualizado há um ano

O domingo foi movimentado na região do Farol da Barra. Além das tradicionais caminhadas, andadas de bicicleta e banhos de mar, o local recebeu as atividades de encerramento da Semana do Exército 2017, que incluíram exposição de materiais de trabalho dos militares e shows de artistas locais.A advogada Rosana Oliveira veio ao Farol na intenção de visitar a exposição junto com a irmã Leila Santos, 37, e a sobrinha Lara, de 6 anos. “Sempre ficamos de olho neste tipo de atividade para trazer minha sobrinha, afinal faz parte da formação cultural da criança. O que me encanta mais é a proximidade que temos aqui como algo que, no dia a dia, é muito distante para a gente, como o exército”, afirmou ela.(Foto: Evandro Veiga/CORREIO)A exposição contempla materiais usados em campanha, fardamentos dos militares e estandes de serviços. O administrador hospitalar, Reginaldo Guimarães, 40, trouxe o filho Caíque, 11, para ver a exposição. “Eu fui do exército durante um ano e meio e foi uma experiência incrível, criamos um instinto de sobrevivência muito forte que nos ajuda a enfrentar situações futuras mesmo fora da vida militar”. O pai não esconde o desejo de ver o filho no exército um dia. “Quero que ele viva essa experiência, a juventude de hoje está perdendo muito o espírito de nação e no exército isso pode ser resgatado”. Caíque não estava tão empolgado com o pai mas também não descarta a ideia “O que mais gostei aqui foi o kit anti-tumulto, que garante proteção e autodefesa quando tem confusão na rua”, disse o menino.Para quem é o exército essa aproximação com a sociedade civil é o mais importante da ação. “Muita gente acha que a gente só fica no quartel o tempo todo e aqui tomam conhecimento de todas as nossas operações, perguntam sobre elas e aprendem sobre o nosso trabalho e a importância dele para eles”, afirmou o Sargento Patrick, que está no exército há quatro anos.

Durante todo o domingo, o público ainda pode aferir a pressão arterial, obter informações sobre o serviço militar, as formas de ingresso na Força Terrestre e nas Escolas Militares, saber mais sobre as Missões de Paz e a participação da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial. A programação também conta com  atividades de escalada, pista de cordas, oficina de camuflagem e demonstração de pista de agility de cães.A Semana do Exército será encerrada às 18h, com apresentação da Banda de Música da 6ª Região Militar e da Banda de Música do Colégio Militar de Salvador, junto com a Associação Cultural de Capoeira Mangangá, cantores do The Voice Kids, a Banda Araketo e o cantor Danniel Vieira.