Exposição exalta associados do Filhos de Gandhy

entretenimento
19.02.2019, 22:45:00
Atualizado: 19.02.2019, 22:45:30
Exposição sobre o Filhos de Gandhy no Palacete das Artes (Arisson Marinho/CORREIO)

Exposição exalta associados do Filhos de Gandhy

O fotógrafo Christian Cravo trabalhou três anos na exposição e no livro sobre o afoxé

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A história do Afoxé Filhos de Gandhy ganhou mais um capítulo relevante. Depois de completar 70 anos na última segunda, o grupo comemorou ontem à noite o lançamento da exposição e do livro Filhos de Gandhy, assinados por Christian Cravo, em evento no Palacete das Artes, na Graça.

Christian dedicou três anos para compor o trabalho, que reúne dezenas de fotografias dos integrantes  do afoxé mais antido de Salvador. “Foi um projeto diferente do que estou acostumado, foi um processo de pesquisa, de cadastrar todos os associados e depois fotografá- los”, conta Christian, 44 anos, filho do fotógrafo Mário Cravo Neto (1947-2009) e neto do escultor Mário Cravo Júnior (1923-2018).

Para este trabalho, destaca  Christian, escolheu uma  estética simples e que segue o mesmo padrão em todas as fotos - feitas em preto e branco e em fundo preto - para individualizar os integrantes do Gandhy. 

 Christian Cravo expõe seu novo trabalho no Palacete das Artes (Foto: Arisson Marinho/CORREIO)


 “É uma oportunidade de mostrar que somos pessoas comuns, dentro de uma mesma filosofia”, destaca Chico Lima, diretor executivo do Filhos de Gandhy. Chico faz referência à escolha dos personagens das fotos, associados do grupo, mas que fora desse ambiente levam vidas comuns.

Dentre os personagens está Diogo Oliveira,  de 20 anos, que sai no Gandhy desde os dez: “É muito gratificante para todos nós”, diz. Diogo destaca que momentos como estes são marcantes para sua história e para o Filhos de Gandhy: “Essa exposição representa pra mim mais uma vitória, mais uma de muitas que já vencemos e que ainda vamos vencer.” Já Jadson Nolasco, 21, define como “magnífica” a oportunidade de participar de uma exposição e do grupo ganhar uma visibilidade como essa.

expo
A abertura contou com performance dos Filhos de Gandhy (Foto/Árisson marinho) 

Durante o lançamento o público conferiu  ainda um desfile de representantes do grupo pelo Palacete, seguido de uma pequena  apresentação. Além da exposição, Christian lançou o livro, que reúne todas as 100 imagens do seu trabalho, de mesmo nome, mostrando com mais detalhes os personagens da montagem.  

*com orientação da editora Ana Cristina Pereira

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas