Exposição fotográfica conta 40 anos de Carnaval em cliques do CORREIO

entretenimento
10.02.2019, 06:00:00
Atualizado: 10.02.2019, 08:54:22
(Carlos Catela / Arquivo Correio)

Exposição fotográfica conta 40 anos de Carnaval em cliques do CORREIO

Mais de 200 fotos serão expostas no Salvador Shopping a partir de quarta-feira

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Com curadoria assinada por Márcio Costa e Silva, editor de fotografia do CORREIO, e Ivan Dias Marques, jornalista, a exposição multimídia Cenas de Carnaval será aberta quarta-feira (13), às 19h, no L1 do Salvador Shopping.

A mostra reúne mais de 200 fotografias emocionantes da festa e traz um olhar especial para todas as pessoas que amam o Carnaval, revelando cenas memoráveis e detalhes até então pouco percebidos pelos foliões.

“Nosso maior desafio foi ir além das imagens já reconhecidas pelo público. Contamos a história sob diversos olhares, revelando as primeiras participações de artistas que viriam a mudar a forma do Carnaval acontecer, destacando a energia da festa”, explica Márcio Costa e Silva.

Daniela Mercury, em 1993 (Foto: Alice Ramos/Arquivo Correio)

A seleção fotográfica traz imagens de artistas que fizeram a história do Carnaval, como Daniela Mercury, Claudia Leitte, Ivete Sangalo, Igor Kannario, Durval Lelys, Luiz Caldas, Bell Marques, Margareth Menezes, Márcio Victor à frente do Psirico, Xanddy com o Harmonia, Léo Santana e Olodum.

Também foram selecionados momentos históricos como a Banda Didá homenageando Neguinho do Samba no Campo Grande; Jimmy Cliff no Olodum; Carlinhos Brown regendo a percussão da Timbalada e o encontro de Gilberto Gil, Maria Bethânia, Gal Costa e Caetano Veloso, entre muitos outros que conquistaram os baianos.

Gil, Bethânia, Gal e Caetano na reunião dos Doces Bárbaros, em 2001 (Foto: Márcio Costa e Silva/Arquivo Correio)

Cenas de Carnaval surge como a primeira ação em comemoração aos 40 anos do CORREIO. “A exposição abre a programação de ações e eventos que marcam essas quatro décadas e que oferecem ao público novas experiências. Até o final do ano, haverá diversas iniciativas em segmentos como economia, bem estar, cultura e moda, entre outros”, antecipa Vanessa Araújo, coordenadora do Estúdio Correio, setor de projetos do jornal.

Osmar Macêdo e Armandinho, em 1993 (Foto: Débora Paes/Arquivo Correio)

“Quando falamos de Carnaval, contamos toda uma história da cidade. Por isso, é sensível dizer que a exposição apresenta uma vastidão de olhares e emoções captadas por profissionais que viveram e fizeram a história da fotografia de rua em nosso estado”, revela Ivan.

Local: Salvador Shopping (L1).

Visitação: Até dia 26, no horário de funcionamento do shopping.

Abertura: Quarta-feira (13), 19h

Grátis

É o Tchan, 1998
É o Tchan, 1998 (Welton Araújo/Arquivo Correio)
Moraes Moreira, 2011
Moraes Moreira, 2011 (Evandro Veiga/Arquivo Correio)
Os Corujas, 1984
Os Corujas, 1984 (Arquivo Correio)

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas