Exposição interativa retrata vida de Irmã Dulce

A mostra interativa prosseguirá até o dia 31 e marca o aniversário de falecimento do anjo bom da Bahia

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 14 de agosto de 2017 às 20:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Há vinte e cinco anos, irmã Dulce, em tão com 77 anos, deixava o plano físico. Apesar da saúde frágil, ela faleceu de causas naturais. A presença da freira, considerada o Anjo Bom da Bahia, no entanto, permaneceu na forma das obras assistenciais, do trabalho realizado no Hospital Santo Antônio, da devoção e das graças alcançadas pelos fiéis. Para marcar o aniversário de morte de Irmã Dulce e apresentá-la às gerações mais jovens, será aberta nessa terça(15), à partir das 16h, no Shopping Piedade (piso L2), a exposição interativa “O nosso tempo é o tempo de Irmã Dulce”.

Através de totens interativos, o visitante poderá conhecer a trajetória da freira baiana e o crescimento, ao longo das últimas décadas, da instituição fundada por ela. Uma cabine fotográfica com uma imagem da religiosa possibilitará fazer selfies ao lado da religiosa, e ainda, através de monitores, o visitante poderá conferir entrevistas e diálogos. O público poderá deixar mensagens e ainda fixar fitinhas da beata, podendo ser utilizado como um ambiente de oração. Para as crianças, por quem a Mãe dos Pobres tinha um carinho especial, haverá oficinas de arte, proporcionando aos pequeninos uma maior aproximação com a história do Anjo Bom. De acordo com o assessor de Memória e Cultura da OSID, Osvaldo Gouveia, a proposta é mostrar que mesmo após a morte de Irmã Dulce, esse continua sendo o seu tempo, por meio da propagação do seu legado. “Apresentaremos 25 grandes serviços que mostram sua presença espiritual e afetiva”, diz. Beatificada em 2011, a devoção à freira tem um crescimento constante. No Brasil, existem 60 templos dedicados a ela e, até mesmo em países como o Vietnã, há capelas em devoção a beata, que pode se tornar a primeira santa católica nascida no País. Embora não haja um prazo para a canonização, Gouveia acredita que o processo deverá ser concluído até o final dessa década. “Sabemos que os ritos estão adiantados e que existem dois casos que estão sendo estudados pela Santa Sé. Nos alegra saber da força dela, que vai muito além dos domínios locais, estando presente de Bagé, no sul do Brasil, até o Amapá”, finaliza.

Vale salientar que a exposição permanecerá em exibição até o dia 31, durante o horário de funcionamento do Shopping Piedade, de segunda a sexta-feira das 9h às 21h, e aos sábados das 9h às 20h.

Serviço

Exposição de Irmã Dulce

Onde: Shopping Piedade

Quando:  De 15 a 31 de agosto

Horário de Funcionamento:  de segunda a sexta-feira das 9h às 21h, e aos sábados das 9h às 20h