Exposição virtual resgata antiga arte dos cartazes dos anúncios de cinema

“Centenário Renato Fróes” homenageia um dos maiores desenhistas de anúncios publicitários dos filmes em jornais de Salvador

Publicado em 12 de março de 2021 às 00:24

- Atualizado há 10 meses

Com a proximidade do centenário de seu nascimento, o cartazista de anúncios de cinema Renato Fróes (1922-2014) ganhará uma exposição virtual de sua obra. Através do projeto “Centenário Renato Fróes” será feita a digitalização, restauração digital e exposição virtual de seu acervo original de cartazes, que abrange um período de mais de meio século. Cartazes de Renato Fróes estarão em exposição virtual a partir de abril A exposição estará disponível para o público no site cartaz100.com, a partir de abril, mas algumas obras já podem ser conferidas no perfil do projeto no instagram (@cartaz100).

 A obra de Renato Fróes — “que foi talvez o maior desenhista de anúncios publicitários dos filmes em jornais de Salvador”, como escreveu em 2008 o crítico André Setaro (1950-2014) — é um trabalho de artesania que ilustra boa parte da história do Cinema no século 20. Durante muitas décadas, o grande chamariz para o público ir aos cinemas eram os cartazes publicados nos jornais. Esses cartazes, que tinham design e arte próprios, eram diferentes dos cartazes oficiais dos filmes.  Com o objetivo de chamar a atenção do leitor, e com a competição entre as salas exibidoras, os cinemas contratavam desenhistas para fazerem os anúncios de suas sessões para as páginas dos jornais. Em Salvador, Renato Fróes foi provavelmente o mais longevo nessa arte. Fróes chegou a referir-se a seu trabalho como “a arte que se perdeu”, desiludido com o fim da profissão, mas agora seus cartazes serão preservados através de cópias digitais e estarão disponíveis para serem acessados a qualquer hora pelos fãs de cinema e artes visuais.