Exposições movimentam o fim de semana em Salvador

Arte engajada nas exposições Depois Há Margem e 90 Olhares para Matilde - 90 Anos de Vida, esta em homenagem em Matilde Matos estão abertas ao público

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de setembro de 2017 às 07:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/Divulgação

Os amantes das artes plásticas contarão com duas excelentes opções nesse final de semana: SuperAfro, com sua arte engajada na exposição Depois Há Margem e a exposição 90 Olhares para Matilde - 90 Anos de Vida, homenagem em vida a crítica de arte, jornalista e escritora Matilde Matos.

O olhar sobre a inclusão social é o tema da exposição do artista plástico SuperAfro, na Galeria Acbeu. Com desenhos sobre tela feitos com giz de cera, pastel oleoso e tinta acrílica, com dimensões que variam entre 60cm x 60cm e 200cm x 150cm, a exposição fica em cartaz até o dia 30 de setembro e poderá ser visitada, de segunda a sexta, das 14h às 20h, e sábados, das 9h às 13h. Vale salientar que a mostra tem curadoria de Eriel Araújo.

 Até o dia 9 desse mês, 90 artistas plásticos se reúnem para homenagear a crítica de arte, jornalista e escritora Matilde Matos na exposição 90 Olhares para Matilde - 90 Anos de Vida. A inauguração da mostra que reúne obras diversas (entre fotografias, gravuras, pinturas e esculturas) será realizada nesse sábado (2), às 16 horas, no Ateliê Leonel Mattos, 2ºpiso, L2 do Salvador Shopping. A exposição fica aberta à visitação pública, sempre das 9h às 22h. Gratuito.

Todas as obras expostas foram doadas pelos artistas e serão vendidos a preços especiais. De acordo com uma das curadoras da exposição e produtora Claudine Toulier (que é filha de Matilde), todo o processo de produção da exposição está sendo muito emocionante e belo. “Inicialmente, havíamos pensado em solicitar a obra de 60 artistas, no entanto, as pessoas queriam homenageá-la e conseguimos 90 artistas e 90 obras, sem negativa alguma”, completa Claudine, ressaltando que a ideia partiu de Leonel Mattos, que também assina a curadoria. Vale salientar que toda renda obtida será revertida para o tratamento de saúde da escritora, que luta contra uma doença neuro degenerativa.

“Matilde Matos sempre foi uma pessoa especial para os artistas visuais desde a geração dos anos 50. Acompanhou a carreira deles, sempre teve portas abertas para todos que a procuravam, além de um olhar atento e acertado sobre os emergentes”, afirma o artista Justino Marinho.

Na exposição estão obras de nomes como César Romero, Bel Borba, Sergio Rabinovitz, Chico  Mazzoni, Álvaro Machado, Leonel Mattos, Wilton Bernardo, Viga Gordilho, entre outros.

SERVIÇO  -  90 Olhares para Matilde - 90 Anos de Vida, com trabalhos de 90 artistas plásticos

Até 9 de setembro, das 9h às 22h.

Ateliê Leonel Mattos, segundo piso, L2 do Salvador Shopping

Entrada franca

SERVIÇO - Depois há Margem SuperAfro

Até 30 de setembro, de segunda a sexta, das 14h às 20h, e sábados, das 9h às 13h.

Galeria Acbeu – Av. Sete de Setembro, 1883 - Corredor da Vitória

Informações: (71) 3444-4411 - www.acbeubahia.org.br