Expulso, Messi se recusa a receber medalha: 'Copa está armada'

Conmebol rebate acusações do craque do Barcelona

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2019 às 21:43

- Atualizado há um ano

. Crédito: Nelson Almeida/AFP

Após ser expulso e, de fora do gramado, ver a Argentina vencer o Chile por 2x1, o craque Lionel Messi se recusou a receber a medalha de terceiro lugar da Copa América. Após o jogo, o atleta justificou a ausência na premiação e fez duras críticas à Conmebol - instituição que organiza o evento."Não fui à premiação porque nós não temos de ser parte desta corrupção. Nos faltaram com respeito durante toda a Copa. Não nos deixaram chegar à final", reclamou Messi.Depois das fortes declarações que fez após a eliminação da Argentina contra o Brasil, quando criticou duramente o uso do VAR e fez ataques à Conmebol, Messi foi mais incisivo desta vez: afirmou que a Copa América está desenhada para a seleção brasileira vencer."Brasil campeão? Creio que não haja dúvida. Lamentavelmente creio que está armada para o Brasil. Tomara que os árbitros e o VAR não interfiram e que o Peru possa competir, porque tem time pra isso. Mas vai ser difícil", lamentou.

"A verdade tem que ser dita, eu vou tranquilo, com a cabeça em pé e orgulhoso desse grupo em crescimento. Quero que respeitem esse grupo, ele tem muito o que dar", completou Messi.

Essa foi a segunda vez que Messi foi expulso em sua carreira. A outra foi também pela seleção argentina, e justamente na sua estreia, em 2005, contra a Hungria. Na súmula, o árbitro Mario Díaz de Vivar justificou a expulsão do craque da seguinte forma:

"Empregar linguagem e/ou gestos ofensivos, insultante ou humilhante. Por entrar em confronto com o adversário, em um incidente quando a bola não estava em jogo, aplicando um forte golpe com o ombro ao adversário (ante a falta de opções se escolheu o último item)".

Em nota, a confederação rebateu as críticas do argentino: "A Conmebol Copa América Brasil 2019 recebeu todas as 12 seleções com o mesmo profissionalismo e respeito. Para todas as equipes, foram oferecidas condições igualitárias de jogo e estrutura, com o objetivo único de ver atletas e torcedores celebrando o futebol, com paixão e fair play. Colocar a integridade da competição em xeque é faltar ao respeito com todos os participantes e com os profissionais e as instituições que trabalharam muito nos últimos 18 meses para a realização desta edição do mais antigo torneio de futebol do mundo".