Fã do Brasil, Kobe esteve em Salvador e viu jogo na Fonte Nova

Ex-jogador da NBA, falecido no domingo, tietou Daniel Alves e Júnior Cigano em 2013 e provou moqueca em 2014

Publicado em 26 de janeiro de 2020 às 19:44

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

A morte do ex-jogador de basquete Kobe Bryant abalou o mundo. De todas as partes, ex-companheiros e fãs ilustres como os brasileiros Marcelinho Huertas e Neymar se manifestaram e mandaram condolências aos familiares da lenda do esporte,

“A gente espera que não seja real. Desejar força pra família e é uma perda muito grande pro mundo basquete. Foi uma honra poder ter dividido o vestiário com ele no jogo de despedida e podido vivenciar momentos maravilhosos na carreira do Kobe Bryant”, escreveu Huertas em uma rede social.

Fã do americano, Neymar dedicou um dos dois gols marcados sobre o Lille, pelo Campeonato Francês, ao ex-jogador da NBA. Durante o jogo, ele comemorou de forma contida e fazendo o número 24, usado por Kobe nos tempos de atleta.

‘É uma grande tristeza para o mundo do esporte, para todos nós que somos fãs, não só do basquete, mas por tudo que ele fez no esporte, pela pessoa que ele é. No segundo gol eu sinalizei para ele, fiz o número. Que a sua alma descanse em paz e que ele esteja com Deus neste momento", disse Neymar após a partida.  

O Brasil era uma das paixões de Kobe Bryant. Fã declarado de Ronaldinho Gaúcho, ele esteve em Salvador em 2013 e acompanhou o duelo entre Brasil e Itália na Fonte Nova, pela Copa das Confederações. Na ocasião, tirou foto com Neymar e Daniel Alves e com o lutador Júnior Cigano.

A presença no Brasil rendeu ainda o encontro com o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, de quem ele também se dizia fã. "Um dos meus ídolos de infância", postou Kobe na época ao falar do brasileiro.

Em 2014, Kobe voltou ao Brasil e a Salvador. Acompanhou partidas da Copa do Mundo na Fonte Nova e provou moqueca e bobó de camarão. 

Ver essa foto no Instagram

Moqueca E Bobo De Camarao. Jantar de ontem à noite. #Copa2014 #Salvador

Uma publicação compartilhada por Kobe Bryant (@kobebryant) em

Abdul-Jabbar, Shaquille O'Neal Outras personalidades do esporte também usaram as redes sociais para falar sobre Kobe. “Toda a família do Los Angeles Lakers deseja força para família e amigos", escreveu o Lakers em sua página oficial. O clube foi o único que Kobe defendeu na NBA, de 1996 a 2016.

Quem também se manifestou na web foi o ex-astro da NBA Kareem Abdul-Jabbar. Ele destacou a pessoa que havia por trás do ídolo. "Muitas pessoas vão lembrar de Kobe como o atleta espetacular que inspirou toda uma geração de jogadores de basquete. Mas eu sempre vou lembrar como o homem que era muito mais do que um atleta", disse o maior cestinha da história da NBA, que foi acompanhado por Shaquille O'Neal, outra lenda no basquete americano.

"Não há palavras para descrever a dor que sinto agora com nesse trágico e triste momento de perder a minha sobrinha Gigi e meu amigo, meu irmão, meu parceiro em ganhar campeonatos, meu cara. Eu amo você e você sempre fará falta. Minhas condolências para a família Bryant e a família dos outros passageiros que estavam a bordo. Eu estou mal nesse momento”.  

Até mesmo o quarterback Tom Brady, maior jogador de todos os tempos da NFL, prestou a sua homenagem. "Já sentimos a sua falta, meu irmão. Descanse em paz ", escreveu o ícone do futebol americano.Acidente aéreo O ex-jogador de basquete Kobe Bryant, um dos maiores da história do esporte, morreu após o helicóptero em que estava cair em Calabasas, nos EUA. Kobe estava acompanhado de mais quatro pessoas, que também morreram. As causas do acidente estão sendo investigadas pela polícia californiana.

O site TMZ foi o primeiro a dar a notícia, sendo confirmada por outros meios de comunicação posteriormente. A prefeitura de Calabasas confirmou a morte do ex-jogador, assim como o Los Angeles Lakers. De acordo com o TMZ, a filha de Kobe, Gianna Maria, de 13 anos, também estava na aeronave.

Ao 41 anos, 'The Black Mamba' era um ídolo de muitos. Pela sua qualidade inquestionável como atleta, pelo carisma, pela forma com que influenciava e incentivava jogadores, mesmo após se despedir do esporte, em abril de 2016. Encerrou seus passos no basquete batendo mais um recorde. Marcou 60 pontos em sua despedida, se tornando o jogador da NBA mais velho a fazer mais de 50 pontos.

Kobe defendeu o Los Angeles Lakers por 20 anos, conquistando cinco títulos da NBA, além de estar presente no Jogo das Estrelas por 18 vezes. Pela seleção dos EUA, foi bicampeão olímpico, nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e Londres-2012. É o quarto maior cestinha da história da NBA, com 33.643 pontos. Foi ultrapassado na noite de sábado (25) por LeBron James. Momentos