Fabinho marca golaço e Liverpool vence o City por 3x1; assista

Salah e Mané marcaram os outros dois gols dos líderes do Inglês; Bernardo Silva descontou para os citizens

Publicado em 10 de novembro de 2019 às 16:32

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Paul Ellis/AFP

Se não conquista o título inglês há quase três décadas, o Liverpool deu sinais claros, neste domingo (10), de que este jejum pode estar muito próximo do fim. Jogando em casa, o time treinado por Jürgen Klopp superou seu maior rival no momento e atual bicampeão, o Manchester City, por 3x1, e ficou nove pontos à frente do adversário.

Com gols de Fabinho, Salah e Mané - Bernardo Silva descontou. O detentor do título continental chegou aos 34 pontos, abrindo oito de vantagem para o segundo colocado, que agora é o Leicester. Antes da 12ª rodada, era o City quem ocupava esta posição. Ultrapassado ainda pelo Chelsea, que tem os mesmos 26, o time de Pep Guardiola caiu para o quarto lugar na classificação, com 25 pontos.

O gol inaugural do Liverpool no Anfield Road saiu em lance bastante controverso, logo aos cinco minutos. O brasileiro Fabinho fez um golaço, batendo firme de fora da área, aproveitando rebote da zaga rival, mas o início do lance acabou gerando uma consulta da arbitragem ao VAR. O suposto pênalti que teria sido cometido no início da jogada, em toque de mão de Alexander-Arnold, porém, foi rechaçado e o jogo seguiu com vantagem para o time da casa.

À Federação Inglesa de Futebol, ou Football Association (FA), os responsáveis por operar o árbitro de vídeo na partida afirmaram que o toque não foi proposital e nem interferiu na jogada, por isso o lance foi ignorado. Na Inglaterra, qualquer pessoa pode tirar dúvidas sobre as decisões do VAR ligando para um número de telefone divulgado pela FA.

O combo da não-marcação com o gol deixou o Manchester City pilhado, mas não de uma forma boa. O Liverpool percebeu e fez mais do que administrar a vantagem: aos 12, Salah, de cabeça, completou jogada que começou com virada de jogo espetacular de Alexander-Arnold para a esquerda, onde encontrou Robertson. Este cruzou para o egípcio ampliar o placar.

O City ainda acertaria uma bola na trave com o lateral-esquerdo Angeliño, em jogada interceptada com precisão por Van Dijk, mas os donos da casa foram para os túneis que dão acesso aos vestiários com uma dianteira considerável, que só não foi ampliada porque Claudio Bravo interviu bem no chute forte de Roberto Firmino e na cavadinha de Salah, já próximo ao fim do primeiro tempo. 

Do outro lado, Alisson só trabalhou quando Agüero deu caneta em Fabinho e finalizou de perna direita. 

A tranquilidade do Liverpool aumentaria logo no início da segunda etapa. Outra vez aos cinco minutos, em jogada construída pela direita e com último passe de Henderson, Sadio Mané surgiu inteiramente livre no segundo pau para cabecear para o gol de Claudio Bravo, que ainda tocou na bola, mas não evitou o terceiro gol vermelho, aos 6 minutos.

Mesmo bem atrás no marcador e já com Gabriel Jesus em campo, a equipe de Manchester continuou buscando diminuir a diferença. Até que aos 32, Bernardo Silva aproveitou cruzamento da esquerda de Angelino para fazer o primeiro dos visitantes.

O duelo continuou eletrizante até o fim, com Guardiola reclamando muito da arbitragem na área técnica - pediu um pênalti em Sterling - e seus comandados perdendo boas chances de gol dentro das quatro linhas. Na melhor delas, aos 34, Gabriel Jesus perdeu o tempo de bola e deixou de concluir ótimo passe de letra de De Bruyne.

Na próxima rodada, após a parada para amistosos internacionais de seleções, o City tentará diminuir os nove pontos de desvantagem que tem agora para o Liverpool. Enquanto terá pela frente o Chelsea, no sábado, 23, no Emirates Stadium, terá de torcer contra o rival, que visita o Crystal Palace no mesmo dia.