Fachin é sorteado novo relator da Lava Jato no STF

O ministro solicitou transferência para a Segunda Turma do STF e foi sorteado nesta manhã (2) para assumir função de Teori Zavascki nos processos da Lava Jato

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2017 às 10:57

- Atualizado há um ano

Em sorteio realizado entre os cincos membros da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF),  nesta manhã de quinta-feira (2), o ministro Edson Fachin foi sorteado como o novo relator da Operação Lava Jato.

O ministro assume a relatoria dos processos relacionados à Lava Jato, função que pertencia a Teori Zavascki, morto em acidente aéreo no dia 19 de janeiro. Além de Fachin, a Segunda Turma do STF é composta por Celso de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, e Edson Fachin.

O escolha foi feita por meio de sorteio eletrônico pelo sistema do STF, após a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, ordenar a redistribuição do inquérito que investiga o senador Fernando Collor (PTC-AL). Pelo princípio da prevenção do juiz natural do caso, todos os outros processos da Lava Jato que tramitam no Supremo passam também a ser de responsabilidade do ministro Fachin.

A partir de agora, qualquer solicitação ou andamento relacionado à Lava Jato, como a instalação de escutas ou a realização de diligências para coleta de provas, precisa ser autorizado por Fachin, caso as investigações da força-tarefa da Lava Jato indiquem o envolvimento de alguma pessoa com foro privilegiado - parlamentares e ministros, por exemplo.