Faculdades privadas de Salvador mantém aulas apesar da greve dos rodoviários 

Ufba não se pronunciou e Uneb deixou a critério de coordenação local 

Publicado em 23 de maio de 2018 às 05:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Apesar da greve de ônibus que começa à meia-noite desta quarta-feira (23) em Salvador, a maioria das instituições de ensino superior de Salvador decidiram por manter as aulas. Até o momento, apenas a Faculdade Social, a Unijorge e a Ruy Barbosa confirmaram a suspensão das atividades acadêmicas. As universidades públicas deixaram a questão em aberto. 

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) não se posicionou oficialmente, mas alunos da instituição relatam que a suspensão das aulas dependem do professor de cada disciplina. 

Já a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), disse em nota publicada em seu site que estão mantidas as atividades acadêmicas e o expediente administrativo nesta quarta-feira (23), mas que “caberá à Direção dos Departamentos do Campus I (Salvador) decidir sobre o marco da funcionalidade na data, de acordo com o interesse do Serviço Público prestado nas respectivas Unidades Acadêmicas”. [[saiba_mais]]

Particulares Das universidades particulares, apenas a Faculdade Social da Bahia (FSBA), a Unijorge e a Wyden Ruy Barbosa anunciaram em redes sociais e nos seus sites a suspensão das aulas e acrescentaram que atividades avaliativas serão remarcadas. 

Já a Universidade Salvador (Unifacs), a Universidade Católica do Salvador (Ucsal) e a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) mantiveram as atividades acadêmicas, ressalvando que não haverá prejuízo aos alunos que não puderem comparecer. Estudantes reclamaram nas redes sociais apontando que serão sim prejudicados pelo conteúdo ministrado. 

Também foram mantidas as atividades acadêmicas na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e na Faculdade Baiana de Direito. A primeira pontuou que as avaliações seram remarcadas, assim como na Ucsal, e a segunda que “a frequência será flexibilizada enquanto durar o movimento”. 

Não foram encontrados posicionamentos das Faculdades Maurício de Nassau, Centro Universitário Regional do Brasil (Unirb) e do Centro Universitário Estácio da Bahia (Estácio/ FIB).