Falso médico é preso em flagrante por atuar sem registro no sudoeste da Bahia

bahia
12.04.2022, 21:06:00
(Foto: Reprodução/Cremeb)

Falso médico é preso em flagrante por atuar sem registro no sudoeste da Bahia

Suspeito utilizava o número do CRM e nome de um outro médico habilitado

Um falso médico que atendia no Hospital e Maternidade de Potiraguá, município do Sudoeste baiano, foi preso em flagrante, na tarde desta terça-feira (12). O suspeito, que atuava na profissão sem o registro, foi autuado pelos crimes de falsidade ideológica, exercício ilegal da medicina e falsa identidade.

De acordo com as informações da Polícia Civil, o falso médico formou-se em Medicina na Bolívia e, como não tinha a devida revalidação oficial, utilizava o número do CRM e nome de um médico habilitado.

O homem, que não teve a identidade revelada, foi detido pelas polícias civis de Itapetinga e Potiraguá, com a colaboração da Delegacia Regional do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), que, após denúncia, identificou uma divergência entre dados e foto do suspeito no site do Conselho.

Durante a prisão, foram apreendidos carimbo e fichas de atendimento ambulatorial e emergencial de pacientes, já preenchidos, carimbados e assinados pelo suspeito. 

De acordo com o Cremeb, a diretoria do hospital onde o falso médico atuava confirmou que o suspeito se identificava como se fosse médico que ele utilizava a documentação.

Procurada pela Assessoria de Comunicação do Cremeb, a Secretaria Municipal de Saúde de Potiraguá não respondeu e-mail nem atendeu telefonema para compartilhar informações sobre a checagem de documentação do falso médico na hora da contratação.

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia informou que abrirá sindicância para apurar se houve conivência de algum profissional médico na execução do delito e também a responsabilidade do diretor técnico do hospital diante a atuação do falso médico.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas