Falso médico é preso em flagrante por atuar sem registro no sudoeste da Bahia

Suspeito utilizava o número do CRM e nome de um outro médico habilitado

Publicado em 12 de abril de 2022 às 21:06

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Foto: Reprodução/Cremeb

Um falso médico que atendia no Hospital e Maternidade de Potiraguá, município do Sudoeste baiano, foi preso em flagrante, na tarde desta terça-feira (12). O suspeito, que atuava na profissão sem o registro, foi autuado pelos crimes de falsidade ideológica, exercício ilegal da medicina e falsa identidade.

De acordo com as informações da Polícia Civil, o falso médico formou-se em Medicina na Bolívia e, como não tinha a devida revalidação oficial, utilizava o número do CRM e nome de um médico habilitado.

O homem, que não teve a identidade revelada, foi detido pelas polícias civis de Itapetinga e Potiraguá, com a colaboração da Delegacia Regional do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), que, após denúncia, identificou uma divergência entre dados e foto do suspeito no site do Conselho.

Durante a prisão, foram apreendidos carimbo e fichas de atendimento ambulatorial e emergencial de pacientes, já preenchidos, carimbados e assinados pelo suspeito. 

De acordo com o Cremeb, a diretoria do hospital onde o falso médico atuava confirmou que o suspeito se identificava como se fosse médico que ele utilizava a documentação.

Procurada pela Assessoria de Comunicação do Cremeb, a Secretaria Municipal de Saúde de Potiraguá não respondeu e-mail nem atendeu telefonema para compartilhar informações sobre a checagem de documentação do falso médico na hora da contratação.

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia informou que abrirá sindicância para apurar se houve conivência de algum profissional médico na execução do delito e também a responsabilidade do diretor técnico do hospital diante a atuação do falso médico.