Vivíamos uma paixão com Tite mas evoluímos nesse relacionamento

miro palma
12.09.2018, 05:00:00
Atualizado: 12.09.2018, 08:25:35

Vivíamos uma paixão com Tite mas evoluímos nesse relacionamento

Toda relação passa, comumente, por alguns estágios. O primeiro é o da paixão, em que não se enxerga nada além dos atributos que deram início ao encantamento. Depois, esse sentimento vai perdendo força e, quando ainda há “amor”, inicia-se um novo estágio: o relacionamento raiz. Nele, a realidade já é mais crua. É quando se começa a conhecer defeitos e falhas do até então par perfeito. Tenho pra mim que vivíamos uma paixão com o técnico da Seleção Brasileira, Tite. Mas, uma Copa do Mundo depois, evoluímos nesse relacionamento.

Desde que assumiu o cargo, o técnico não foi efetivamente contestado em nada, nem mesmo durante a “lua de mel” na Rússia. A viagem não saiu como planejado e, ainda assim, Tite não deixou de contar com a confiança de sua torcida. A CBF, como uma sogra inconveniente, que nem mesmo em momentos importantes como esse deixa de incomodar, foi quem ficou com o merecido descrédito.

Mas veio o retorno para a casa, para a rotina do cotidiano e um belo dia acordamos, olhamos para o lado e ele já não era mais o mesmo. Aquele treinador tão coerente deu lugar a alguém que anda tropeçando nas próprias desculpas.

A convocação para os amistosos que a Seleção disputou ontem e na última sexta, nos Estados Unidos, apresentou um Tite pouco sensato. A começar pela escolha do novo capitão fixo, Neymar. Justo o jogador que teve o desempenho mais criticado durante o Mundial por seu comportamento, sua postura dentro e fora de campo, foi o eleito para ser aquele que vai liderar o time, intermediar as conversas com o árbitro etc.

O mesmo Neymar que xinga jogadores, que dá chilique quando o árbitro reclama, vai capitanear o time do Brasil em campo. “Ah, mas ele está apostando no amadurecimento do menino Ney”, dirão alguns que não saíram ainda do estágio da paixão. Não seria mais correto então esperar a demonstração desse amadurecimento antes de premiá-lo com tamanha responsabilidade? Por que não avaliar o desempenho dele – e de outros jogadores – ao longo desses amistosos e, por fim, tomar uma decisão? Por que não o mérito em vez do mimo?

Como se isso não fosse pouco para alimentar uma dezena de sessões de terapia de casal, eis que o técnico convoca três jogadores cujos times vão disputar a semifinal da Copa do Brasil. Fagner, do Corinthians, Lucas Paquetá, do Flamengo, e Dedé, do Cruzeiro. A escolha, óbvio, desfalcou os times em um momento decisivo. Por mais difícil que seja, faz parte. Restou ao Palmeiras comemorar por ter sido o único livrado desse destino.

No entanto, Fagner foi cortado no último dia 2 com a justificativa de uma lesão na coxa e a previsão de recuperação de três a quatro semanas. Já em Washington, quando questionado, Tite disse: “Não posso trazer atleta para se recuperar aqui”. Mas, como bem lembrou o mestre Juca Kfouri, ele esqueceu que levou Fred machucado para a Copa do Mundo. Porém, o pior está por vir: Fagner treinou anteontem e, ao que parece, vai jogar a semifinal contra o Flamengo. Quem é esse curandeiro milagroso?

Pelo visto, no futebol também encaramos a realidade de qualquer casal. A figura perfeita que conhecemos no início começou a mostrar algumas falhas. E no caso de Tite, elas estão cheias de incoerências. Só espero que, apesar disso, ele consiga manter acesa a chama dessa união.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/temer-ressalta-forca-e-estabilidade-das-instituicoes-em-pronunciamento/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sessao-do-tj-ba-e-suspensa-apos-confusao-e-retirada-de-advogado/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/confira-o-clipe-da-cantora-argentina-lali-em-parceria-com-pabllo-vittar/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/voce-sabia-que-o-ford-mais-vendido-na-america-do-sul-e-feito-na-bahia/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mostra-multimidia-homenageia-os-40-anos-do-correio/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/igreja-transmite-momento-em-que-pastor-e-baleado-em-culto-veja/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/camera-de-shopping-flagrou-conversa-de-empresario-que-matou-jogador-e-testemunhas/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/prepare-a-maratona-cinco-series-da-netflix-para-ver-apos-o-enem/