Falta de energia interrompe funcionamento do SAC e 11 lojas no Shopping Barra

Estabelecimentos maiores do centro de compras ficaram sem luz

Publicado em 13 de agosto de 2018 às 11:08

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Flavio Oliveira/CORREIO

Consumidores que passaram pelo Shopping Barra, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (13), ficaram sem acesso ao serviço em 11 das 315 lojas que compõem o centro de compras, inclusive o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

De acordo com a assessoria de comunicação do shopping, 11 lojas ficaram fechadas - especialmente as que possuem uma operação maior. O shopping informou ainda que o problema aconteceu em função de uma falta de energia que aconteceu durante a madrugada na região da Barra. Inicialmente, o shopping havia informado que 70 lojas tinham ficado sem energia, mas corrigiu a informação às 12h.

“Tem um problema com o abastecimento de energia das lojas âncoras, em razão do acidente que aconteceu de madrugada na Avenida Centenário”, disse uma funcionária da Riachuelo. Ela disse que a loja chegou a abrir, porque tem gerador, mas pediram para parar as operações agora para um novo teste de energia.

Segundo a assessoria de comunicação do shopping, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) já estava atuando para corrigir o problema. 

A assessoria da Coelba explicou que uma interrupção no alimentador de energia no bairro da Barra, às 2h08, provocou a queda de energia no bairro. A situação foi normalizada às 3h49. A Coelba informou que não foi permitido o acesso ao centro de compras pela equipe de segurança noturna e que só pôde entrar no espaço às 7h. O fornecimento foi retomado, segundo a Coelba, às 10h. "Quando tem queda de energia, os três geradores que abastecem as âncoras não seguram a onda. Sempre sobra para as lojas grandes”, disse um funcionário da Centauro.Marcia Juliana da Silvia chegou cedo ao SAC para fazer vários serviços, inclusive a carteira de identidade da filha. “A gente chegou 5h30 pra fazer vários serviços. Nenhum funcionário soube dar resposta, mandou aguardar. A gente só foi avisado que não tinha luz quando o shopping abriu. Poderiam ter falado antes. Ainda chamaram a polícia pra controlar a multidão. É uma falta de respeito pra gente. Polícia é para marginal, não é para mãe de família”, afirmou.  Foto: Marina Silva/CORREIO Quem também foi impactado com o problema foi o autônomo Miguel Souza Santos. "Eu tinha uma audiência marcada para as 10h30. Não aconteceu e eles não me informaram como eu posso remarcar. Já perdi o trabalho hoje e vou precisar perder outro dia para remarcar e outro para comparecer na audiência”, reclama. 

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb), responsável pelo SAC, informou que todos os atendimentos que seriam realizados no local foram suspensos. No turno da manhã, o atendimento ocorre com demanda espontânea, ou seja, sem marcação. Já os atendimentos que acontecerão no turno da tarde são pré-agendados. Ainda segundo a Saeb, até o momento, existe a expectativa de serem mantidos pois há indicativos que o fornecimento de energia será retomado. Em média, 1 mil pessoas são atendidas em 19 unidades que compõem o SAC todas as manhãs.

*Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier.