Falta de vacinas provoca confusão no 5º Centro: 'Descaso com a população'

População não sabia que hoje a vacinação para 1ª dose é apenas por hora marcada

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Moura
  • Gabriel Moura

Publicado em 24 de maio de 2021 às 12:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Nara Gentil / CORREIO

Protestos e gritaria marcaram a vacinação contra a covid-19 nesta segunda-feira (24) no 5º Centro, em Salvador. Por conta do baixo estoque de vacinas, apenas quem realizou o agendamento para tomar a primeira dose conseguiu receber o imunizante.

A maioria das pessoas que foram até lá não sabiam desta limitação, que foi anunciada neste domingo (23) pela secretaria municipal de Saúde (SMS).

A fila no local se formou ainda cedo. Um dos primeiros a chegar foi Júlio Luiz Santos, 21, que chegou lá às 4h30 da manhã para marcar um lugar na fila para a tia, que estava chegando do interior. 

Júlio, assim como a maioria dos presentes, só foi descobrir que foi até lá à toa por volta das 7h, quando um repórter chegou para fazer uma reportagem e informou da medida tomada pela SMS.

"É um descaso. Uma falta de respeito com a população. Eu nem consegui dormir direito. Acordei 3 da manhã para poder chegar aqui. E, após ficar horas na fila, sou informado que não poderei vacinar minha tia que está vindo do interior", desabafou o jovem.

A falta de comunicação foi a principal queixa entre os presentes. O anúncio da restrição foi feito pela SMS por volta das 14h de domingo. 

Sites, como o CORREIO, publicaram o comunicado (clique aqui para ler). Porém, na TV o assunto não foi divulgado, pois não há programa jornalístico local nas principais emissoras de TV aberta.

"É muita falta de comunicação. Diz que foi anunciado pelo site da prefeitura que hoje seria apenas para as pessoas agendadas. Só que ninguém tem acesso a essa informação. Ninguém aqui sabia dessa restrição. Por isso todo mundo está revoltado aqui, e com razão", ponderou o cozinheiro Edeilson dos Santos, que tem 57 anos e esperava tomar sua primeira dose.

Após saberem que não seriam vacinados, muitas pessoas deixaram a fila e voltaram para casa. No entanto, um grupo de 100 pessoas seguiu no local dizendo que só sairia de lá vacinado.

O protesto foi acompanhado por seguranças e por equipes da PM, mas ocorreu de forma pacífica.

O CORREIO tentou entrar em contato com a SMS para obter um posicionamento sobre as reclamações de comunicação mal feita e sobre os protestos, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

Nesta segunda-feira, o prefeito Bruno Reis também comentou sobre o assunto, reclamando da falta de doses de vacina.

“Infelizmente, neste fim de semana, não chegaram novas vacinas. Hoje (24), só temos 887 doses para primeira aplicação, sendo 575 da Oxford e 312 da Pfizer, com processo feito apenas por hora marcada. Então, faço um apelo a todos os cidadãos para que não compareçam aos postos sem agendamento, porque não tem vacina”, alertou.