Familiares de brasileiro condenado à morte chegam a local de execuções na Indonésia

brasil
28.04.2015, 11:02:00
Atualizado: 28.04.2015, 12:10:29

Familiares de brasileiro condenado à morte chegam a local de execuções na Indonésia

Rodrigo Gularte foi condenado a pena de morte por tráfico de drogas na Indonésia, em 2005

O brasileiro Rodrigo Gularte, que está na lista de condenados por tráfico de drogas na Indonésia, pode ser executado a qualquer momento. Em entrevista ao jornal "Hora 1", sua prima Angelita Muxfeldt disse que o prisioneiro não sabe da execução. 

Os parentes dos oito prisioneiros condenados à morte, inclusive do brasileiro, estão no presídio Nusakambangan onde ocorrerão as execuções. O prazo de 72h dado pela justiça indonésia para execução de nove presos terminou. O governo do país asiático não confirmou data e horário do fuzilamento.

(Foto: Divulgação)

Tony Spontana, porta-voz da promotoria, afirmou que 100% dos preparativos para a execução estão completos e que o pelotão de fuzilamento já está a postos no complexo penitenciário desde sábado. Conselheiros religiosos e médicos já foram alertados para iniciar os preparativos finais para a execução e ambulâncias, algumas com caixões cobertos de cetim branco, chegaram ao local.

O jornal Folha de S. Paulo destaca que Rodrigo deve ser fuzilado no início da quarta-feira (29), na Indonésia - tarde de terça-feira (28) no Brasil. Angelita visitou Gularte na prisão nesta terça (28) e tentou sensibilizar o governo a rever a pena do seu primo. Na cadeia, ela alegou que Rodrigo Gularte tem delírios e acredita que será solto. Segundo familiares, Gularte passa os dias olhando as paredes e conversando sozinho.

Ano passado o brasileiro foi diagnosticado, por dois relatórios, que estava com esquizofrenia. Em março, a Procuradoria Geral da Indonésia enviou uma equipe médica para reavaliar o estado de saúde do prisioneiro, mas o laudo não foi divulgado.

O brasileiro foi preso em julho de 2004 após tentar entrar na Indonésia com 6 kg de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Ele foi condenado à morte em 2005 e está há 11 anos em prisões indonésias. Gularte poderá ser o segundo brasileiro a ser executado na Indonésia. Em janeiro, Marco Archer Cardoso Moreira foi fuzilado após ser condenado à morte por tráfico de drogas.

Os prisioneiros poderão ficar de pé, ajoelhar-se ou sentar-se diante do pelotão de fuzilamento. Suas mãos e pés serão amarrados. Doze atiradores vão mirar no coração de cada prisioneiro, mas apenas três armas terão munição capaz de matar. As autoridades admitem que a técnica é para que o carrasco não seja identificado.

* Colaborou Leonardo Gusmão, participante da 8ª turma do programa Correio de Futuro


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-retirada-de-oleo-praias-de-morro-de-sao-paulo-tem-acesso-liberado/
Garapuá e Boipeba também foram limpas, mas banho de mar ainda não é recomendado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/torcedores-do-olympiacos-invadem-campo-e-agridem-fas-do-bayern/
Confusão aconteceu na partida dos times sub-19, antes do duelo da Liga dos Campeões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/explosao-em-quintal-matou-ate-as-baratas-da-vizinha-nao-tem-mais-acabou/
Vídeo de caminhoneiro destruindo 'ninho' de insetos no Paraná viralizou; assista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mais-de-15-tonelada-de-oleo-ja-foi-retirada-de-duas-praias-de-morro-de-sao-paulo/
Banho na Segunda e Terceira praias está suspenso; vídeo mostra óleo em Garapuá
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/motorista-infarta-perde-controle-e-bate-onibus-em-loja-na-heitor-dias/
‘Estou passando mal, vou infartar’, disse motorista antes de perder controle de ônibus. Ele foi socorrido pra hospital
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/libaneses-cantam-baby-shark-para-acalmar-crianca-assustada-durante-protestos-veja/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-explode-quintal-ao-matar-baratas-com-veneno-gasolina-e-fogo-no-parana/
'Todas elas morreram', comemorou o caminhoneiro, que saiu ileso; veja vídeo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fa-recria-trailer-de-bingo-com-base-em-coringa-e-diretor-elogia/
A ideia de refazer o trailer foi de Paulo Amarante, que publicou a criação no YouTube
Ler Mais