Famílias de Camaçari relatam estragos provocados pela chuva

A chuva intensa da madrugada invadiu casas em diversas localidades

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de abril de 2022 às 09:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Leitor/CORREIO

A frente fria que atinge a Bahia também tem castigado os moradores de Camaçari. Na madrugada desta quinta-feira (21), famílias do bairro Gleba E foram surpreendidos pela água que invadiu casas. Imagens encaminhadas ao Correio por uma família que optou por não se identificar revelam o estrago.  

Com a água na altura dos joelhos, o morador relata a perda de móveis e eletrodomésticos. “A gente acordou embaixo d’água. Os colchões que eu e meu irmão dormimos perderam. Perdemos também a geladeira, máquina de lavar, sofá”, conta.

A Rua 2 de Julho, no Centro de Camaçari, também foi bastante afetada. O cantor e compositor Cristiano Lima utilizou as redes sociais para mostrar os estragos provocados pela chuva no Quintal, um espaço familiar que realiza ações de apoio à famílias carentes da cidade. Ele informou que o esgoto da rua está entupido e a situação contribuiu para a rápida elevação no nível da água. 

“Mais um prejuízo. Infelizmente a gente já pediu para a prefeitura, já acionou os vereadores, os órgãos competentes, mas até hoje não vieram fazer nada. E aconteceu isso de novo”, lamenta. 

Relatos de alagamento também foram feitos por moradores de um condomínio localizado na Lagoa Branca, nas imediações do Shopping Outlet Premium. 

Mais de 100 chamados A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Camaçari (Compdec), órgão vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), informou que registrou mais de 100 chamados ligados às chuvas que caíram na cidade nessa madrugada.

Entre as ocorrências estão dois deslizamentos de terra, um deles, no bairro Santo Antônio, com pessoas soterradas. As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para uma unidade de saúde.

Além disso, diversas ruas foram alagadas, segundo a Defesa Civil. No Jardim Brasília, a água chegou a mais de 1,80m; o rompimento de parte de uma pista no bairro Nova Vitória, também foi registrado; assim como deslizamento de terra no Mangueiral; além de alagamentos em Vila de Abrantes e demais episódios na sede e costa do município. 

De acordo com Ivanaldo Soares, coordenador da Defesa Civil, o órgão está nas ruas desde às 23h de ontem, com mais de 30 pessoas trabalhando. "Somente durante a madrugada, 20 deles atenderam a 60 chamados com auxílio do Corpo de Bombeiros", relatou.

O coordenador diz que várias pastas municipais estão de prontidão para ajudar nos problemas causados pela chuva, citando as secretarias do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), da Infraestrutura (Seinfra), da Saúde (Sesau), e a própria Sesp.

"No momento, infelizmente, diante de um cenário como esse, estamos aguardando a água baixar para contabilizar os danos e tomar as próximas providencias. Paralelo a isso, estamos fazendo tudo o que pode ser feito de imediato para minimizar a situação", destacou o coordenador. 

A Defesa Civil de Camaçari está nas ruas atendendo aos chamados da população. Em situações de emergência, a população deve acionar o órgão através do telefone 199. A ligação é gratuita. As pessoas podem ligar ainda para os celulares corporativos (71) 99981-3641 ou 99922-3433. O atendimento funciona em regime de plantão, 24 horas por dia.