Assine

Famílias de Morro do Chapéu recebem lampiões movidos à energia solar


 

Projeto vai beneficiar comunidades que vivem próximas ao Parque Eólico Morro do Chapéu Sul, que passarão a ter acesso à iluminação

  • Murilo Gitel

Publicado em 04/05/2018 às 06:08:00
Atualizado em 18/04/2023 às 09:06:07
. Crédito: (foto: divulgação)

“Quando me convidaram para ir a Morro do Chapéu eu aceitei na hora. É um sonho poder iluminar uma comunidade da mesma maneira que um dia iluminaram a minha”. A frase, carregada de emoção, é de Luis Conrado, 59 anos, um dos 20 voluntários do projeto Litro de Luz que desembarcaram na Bahia no dia 26 de abril, com a missão de ajudar a iluminar, por meio da energia do sol, as casas de 90 famílias do município baiano de Morro do Chapéu (localizado a 400 km de Salvador, na Chapada Diamantina).

Os lampiões, que são móveis, serão construídos em conjunto pelos voluntários do Litro de Luz e pelos moradores que, uma vez empoderados, vão aprender o processos que vai da montagem à manutenção dos equipamentos. O projeto Litro de Luz, de uma organização não-governamental internacional de mesmo nome (Litro de Luz) e criada em 2011, já impactou mais de 6 mil pessoas no Brasil ao levar luz até moradores de comunidades locais que não possuem acesso à energia elétrica.

“Utilizamos uma tecnologia simples, econômica e ecologicamente sustentável, composta por garrafas plásticas, painéis solares, lâmpadas LED, bateria e cano PVC”, explica o site da organização. Embora tenha âmbito global, a iniciativa criada nas Filipinas nasceu inspirada pela ideia do mecânico brasileiro Alfredo Moser, que em 2002 usou garrafas pet abastecidas com água e alvejante para solucionar o problema da falta de luz dentro de casa.

“Não ter iluminação é algo que nos impede de jantar, de ler, de conversar com minha família e até de andar pela casa", explica Marines Salles, moradora de Dominguinhos, comunidade ribeirinha da Amazônia, que recebeu, em 2017, lampiões semelhantes aos que Morro do Chapéu receberá. "Além da liberdade que a iluminação me trouxe, com o Litro de Luz percebi que sou capaz e consigo melhorar a vida da minha família. Quem construiu o lampião fui eu”, conta.

Bahia

Na Bahia, o projeto que conta tem como parceria a Enel - empresa do setor elétrico - vai beneficiar famílias que vivem próximas ao Parque Eólico Morro do Chapéu Sul. Elas passarão a ter acesso à iluminação por meio de fontes de energia renovável. As três comunidades que receberão os lampiões sustentáveis são Dorme Sujo, Barracão e Alecrim.

Segundo informações do site do projeto Litro de Luz na internet, a equipe responsável pela iniciativa passou seis dias visitando e mapeando as comunidades do município, percorrendo um total de 1.500 km na região. A equipe, ainda de acordo com o site, os moradores apresentaram as melhores receptividade e acolhida possíveis, o que mostra como eles estão empolgados e engajados com a iniciativa.

Gerente de Responsabilidade Social da companhia aérea Azul, que destinou sete voluntários da participar do projeto na Bahia, Carolina Constantino destaca a importância do projeto. “O trabalho da ONG é muito bonito e inspirador. É gratificante ver o resultado desse trabalho e tenho certeza que para os moradores é ainda mais significativo, pois traz benefícios reais ao cotidiano da comunidade”, diz. 

Entre as premiações já conquistadas pelo projeto Litro de Luz estão o World Habitat Awards 2015, da ONU, e o Zayed Energy Prize, que é considerado o prêmio Nobel de Energia Sustentável.

Veja alguns dos números do projeto Litro e Luz: 

* Presente em mais de 20 países

* 300.000 voluntários engajados

* 1.000.000 de lâmpadas diurnas instaladas

* 25.000 lâmpadas noturnas instaladas

* 3.000 postes instalados