Faro de gol: como Gilberto e Neto Baiano chegam ao Ba-Vi

Centroavantes são atrações do clássico das 16h desse domingo (10), na Fonte Nova

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 10 de março de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira/Bahia e Maurícia da Matta/Vitória

Passado e presente representados em dois nomes. Artilheiro do Brasil na temporada, com 12 gols em 11 jogos, Gilberto é destaque e titular absoluto do Bahia. Ídolo do Vitória e maior artilheiro da história do Barradão, com 53 tentos assinalados no estádio, Neto Baiano ainda não estreou as redes em 2019. Nessa quinta passagem pela Toca do Leão, jogou quatro partidas, sendo que em três delas saiu do banco de reservas, onde deve começar o clássico das 16h desse domingo (10), na Fonte Nova, pelo Campeonato Baiano.  

Dois centroavantes natos, com faro de gol, em situações bem distintas. Aos 29 anos, Gilberto disputa a segunda temporada com as cores azul, vermelha e branca. Com contrato até dezembro de 2020, o camisa 9 mostra além de regularidade, muita eficiência para minimizar a concorrência de recém-contratados como Fernandão. Nessa temporada, a média de gols dele é de mais de um tento por partida. 

Aos 36 anos, Neto Baiano corre contra o tempo. Ele tem contrato apenas até maio, com possibilidade de renovação até novembro. Para isso ocorrer, precisa abrir novamente a contagem da artilharia com as cores vermelha e preta, hoje estagnada em 84 gols. Ele e sua irreverente rivalidade com o Bahia o credenciam como uma das esperanças de gol do Vitória mesmo que comece entre os reservas. Atualmente, Léo Ceará é o dono da camisa 9.       Em um quesito, o passado de Neto Baiano leva a melhor que o presente de Gilberto. O rubro-negro já comemorou mais gols no clássico. Neto disputou 12 e balançou a rede sete vezes. A última vez que jogou o clássico foi há quatro anos, em 2015: 1x1, no Barradão, pelo estadual. Ele abriu o placar e viu Maxi Biancucchi igualar o marcador. Gilberto estufou a rede nos dois Ba-Vis que disputou. Resta saber quem vai assinar o capítulo desse domingo.