Farol de Itapuã recebe primeira edição do ParaPraia de 2019

Mais de 50 pessoas participaram do banho de mar assistido para deficientes físicos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2019 às 15:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marcelo Gandra/Divulgação

O Farol de Itapuã recebeu neste sábado (5) a primeira edição de 2019 do ParaPraia. O projeto, que leva deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida para um banho de mar assistido, contou com a participação de mais de 50 pessoas. Eles aproveitaram o dia na praia adaptada com cadeiras anfíbias, flutuantes, espaços para atividades recreativas, banheiros especiais, tendas e pistas de acesso.

Mariza Evangelista Oliveira, que participou do mergulho deste sábado, não entrava no mar há 23 anos. Ela é portadora do HTLV1 e contou que estava ansiosa.“Este projeto é uma benção. Eu sempre via pela televisão, mas era longe e difícil para ir. Agora aqui em Itapuã, pertinho de casa, ficou uma beleza. Estou muito feliz e emocionada”, disse Mariza.Frequentador assíduo do projeto, Jean Conceição de Oliveira não encontra dificuldades para vir de Cachoeira, no Recôncavo. “Faço isso desde o início do ParaPraia. Pego um ônibus e venho garantir o meu banho de mar em Salvador”, conta.

O vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, esteve na abertura da temporada. "É um programa que já atendeu 1.500 pessoas com deficiência, com baixa mobilidade, em parceria com a Escola Bahiana de Medicina, que através de seus professores e alunos de Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física, proporcionam um banho assistido, junto com familiares, também com apoio da Guarda Municipal e salva-vidas. Enfim, é um programa que é um sucesso e agora, durante todo o verão, nós vamos executá-lo", disse. O vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, participou da primeira edição de 2019 (Foto: Marcelo Gandra/Divulgação) O ParaPraia está na sexta temporada e, pela primeira vez, acontece nessa região da cidade - originalmente, o banho de mar assistido acontece na praia de Ondina, em frente ao IBR, para onde volta a partir do dia 26 de janeiro. Até lá, o evento segue na praia do Farol de Itapuã até o dia 12 de janeiro. No final de semana de 19 e 20/1 será a vez da praia de Itacimirim, em Camaçari.

Idealizado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), o projeto tem patrocínio da Braskem e do Salvador Shopping, apoio da Cetrel, Itmov, Citelum, além de apoio técnico da Escola Bahia de Medicina e Saúde Pública. Mais de 50 pessoas participaram da edição deste sábado na praia do Farol de Itapuã (Foto: Marcelo Gandra/Divulgação)