Farol Econômico: Hotel Pestana vai fechar para reformas após Carnaval

O maior hotel de Salvador passa por dificuldades, que culminaram com o fechamento de metade dos apartamentos e demissões

  • Foto do(a) author(a) Donaldson Gomes
  • Donaldson Gomes

Publicado em 21 de dezembro de 2015 às 08:42

- Atualizado há um ano

Envolto em uma crise que parece não ter fim, o hotel Pestana do Rio Vermelho vai suspender as atividades parcialmente após o Carnaval para reformas, de acordo com informações que circulam no mercado do turismo. Apenas a área de apart hotel devem continuar funcionando no período.

A direção do grupo já informou os planos para o poder público estadual e municipal. O equipamento – primeiro cinco estrelas da cidade, quando foi lançado ainda com a bandeira Mercury, e ainda hoje o maior hotel de Salvador – passa por dificuldades, que culminaram com o fechamento de metade dos andares de apartamentos e mais de 120 demissões de julho para cá.  

Com o fechamento temporário da unidade no Rio Vermelho, a tendência é que o Convento do Carmo também seja comprometido, uma vez que a operação no Centro Histórico se tornou deficitária há algum tempo, sobretudo por conta dos problemas de segurança na área, e vem sendo mantida com o suporte do Rio Vermelho.

Um representante do turismo baiano que teve contato recente com a direção do grupo hoteleiro sediado em Portugal diz que existe uma grande preocupação em relação ao futuro do hotel e buscam alternativas para manter o hotel.

A direção da unidade foi questionada a respeito dos planos para a reforma, mas não deu retorno até o fechamento desta edição. O grupo informou através da assessoria de imprensa que não tem nenhum comentário para fazer a respeito do assunto. Entre os empresários do meio a pergunta, sem resposta, é: será este o último verão do Pestana?

[[saiba_mais]]

Turismo tem pressa

Em discurso no jantar de apresentação da nova diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-Ba), no último  dia 11, no Hotel Catussaba, o presidente eleito para o biênio 2016/2017, Glicério Lemos,  pediu maior rapidez na reforma do Centro de Convenções, que, desde que foi fechado, tem afetado toda a cadeia produtiva do turismo.

Lemos observou que o setor não tem mais fôlego para esperar. A ociosidade na hotelaria de Salvador já chega a 44%, segundo ele, o que significa 17,2 mil apartamentos vazios por dia, 516 mil por mês e cerca de 6,2 milhões por ano, provocando prejuízo de milhões de dólares.

O secretário do Turismo Nelson Pelegrino, em conversas com o setor, tem dito que o equipamento será reaberto no primeiro semestre do ano que vem. Vamos esperar. Na expectativa do acordo

Amanhã completa-se uma semana que a Braskem opera sem o contrato de nafta junto à Petrobras. O caso é sério. A nafta é a principal matéria-prima do setor no Brasil e a indefinição pode acarretar na paralisação de unidades produtoras, como já alertou a Braskem.

A informação é que a Petrobras tenta renegociar o preço do produto, já combinado entre as partes e sob as bençãos do governo.

No horizonte*Com a inauguração, na última semana, do Caipira Express, o Salvador Norte Shopping encerra 2015 com 100% dos 30 espaços ocupados na praça de alimentação. Leia mais no blog www.correio24horas.com.br/blogs/farol-economico