Fãs comemoram 20 anos de Harry Potter: 'me fez atravessar bullying e depressão'

Clássico infantojuvenil de J. K. Rowling fez aniversário e ganhou depoimentos afetivos de presente

  • Foto do(a) author(a) Laura Fernades
  • Laura Fernades

Publicado em 27 de junho de 2017 às 06:15

- Atualizado há um ano

Como num passe de mágica, 20 anos se passaram desde a publicação do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal, clássico infantojuvenil que marcou gerações de leitores e foi traduzido para 79 idiomas em 200 países, apesar de ter sido rejeitado por dez editoras antes de virar um fenômeno da literatura. Na segunda (26), data oficial do seu aniversário, o primeiro dos sete livros da saga do famoso bruxo ganhou uma série de comemorações.

O Facebook foi um dos primeiros a lembrar a todos que já se passaram duas décadas desde o lançamento do primeiro Harry Potter, em 1997. Um truque pegou os usuários de surpresa: ao digitar os nomes do bruxo protagonista e das casas de Hogwarts em inglês (Slytherin, Gryffindor, Ravenclaw e Hufflepuff), os fãs viram palavras mudando de cor e uma varinha mágica soltando feitiços na rede social.Harry Potter e a Pedra Filosofal ganhou reedição ilustrada pelo artista britânico JimKay, em 2016, publicada pela Rocco que responde por todos os livros do bruxo no Brasil (Foto: Divulgação)A brincadeira trouxe à tona o poder da história criada pela britânica J.K. Rowling, 51 anos, que segue forte 20 anos depois de sete livros e oito filmes, dando origem a novas publicações, peça de teatro e novos filmes. Entre eles está Animais Fantásticos e Onde Habitam, adaptação do livro sobre o universo Harry Potter que deu origem a cinco filmes, sendo que o segundo deve estrear em novembro de 2018.

“Há 20 anos, um mundo que eu havia experimentado sozinha de repente se abriu para os outros. Foi maravilhoso. Obrigada”, agradeceu a autora, em seu perfil no Twitter, tendo mais de 600 mil curtidas, 300 mil compartilhamentos e 17 mil comentários em diferentes idiomas, com direito a relatos afetivos e diversos memes comemorativos.

“Você deu alegria a tantos! Obrigado!”, disse um fã. “Obrigado por fazer da nossa imaginação um lugar muito melhor para se viver”, agradeceu outro. “Harry Potter me fez atravessar divórcio dos meus pais, bullying, depressão, agressão sexual e estresse pós-traumático. Não tenho palavras para te agradecer”, revelou uma fã. “Embora tentássemos o nosso melhor como pais, acho que sua criação e filosofia humana têm sido a maior influência”, garantiu outro.Harry Potter e a Pedra Filosofal, primeiro livro da saga, foi lançado em 1997SempreEternizado no cinema através da interpretação de Daniel Radcliffe, que teve o vídeo com o seu teste para o papel resgatado na internet, Harry Potter foi para muitos o primeiro livro lido na vida, ou até mesmo o primeiro livro grande lido durante a infância.

Com mais de 450 milhões de cópias vendidas no mundo, a história do menino órfão que se descobriu bruxo aos 11 anos revelou para todos o mágico universo de Hogwarts. Lá, Harry enfrentou o pior inimigo, Aquele Que Não Deve Ser Nomeado, conheceu a sabedoria de Dumbledore e descobriu a verdadeira amizade de Rony Wesley e Hermione Granger (vividos no cinema por Rupert Grint e Emma Watson).

No site oficial do bruxo no Brasil, o Potterish.com, é possível ler o relato do mestre em Engenharia Química e professor de Ciências Quânticas Bruno Contesini, que não revelou sua idade, mas garantiu que durante esses 20 anos continuou pegando o Expresso de Hogwarts e assistindo às aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas, Poções, Transfiguração e Herbologia.

“Harry Potter é uma série atemporal, com fãs de todas as idades. Por tudo isso, a palavra ‘sempre’ será eternamente aquela que melhor nos define, aquela que um dia todos iremos estar prontos para pronunciar quando nos perguntarem: depois de todo esse tempo?”, justifica o fã.