Fatima Bezerra (PT) é eleita nova governadora do RN

Ela será a terceira mulher a governar o estado nordestino

Publicado em 28 de outubro de 2018 às 18:39

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

A senadora Fátima Bezerra (PT) foi eleita governadora do Rio Grande do Norte com 57,47% dos votos na noite deste domingo (28), derrotando o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT), que teve 42,53%. Ela será a única mulher a comandar um estado brasileiro pelos próximos quatro anos.

A vitória de Fátima consolida a dominância do PT no Nordeste - o partido também governará Bahia, Ceará e Piauí na próxima legislatura. Outro dado curioso: com a eleição de Fátima, o RN é o estado que mais teve mulheres governadores na história do país. Ela será a terceira, após Wilma de Faria (2002 e 2006) e Rosalba Ciarlini (2010).

Única mulher na disputa, a petista teve 46,17% dos votos no primeiro turno. Senadora com mandato até 2023, Fátima Bezerra foi eleita duas vezes deputada estadual e três vezes deputada federal. Natural da Paraíba, é pedagoga, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Construiu sua carreira nas redes públicas de educação de Natal e do Rio Grande do Norte. Atua na área de direitos humanos, meio ambiente e na defesa dos direitos dos trabalhadores e das mulheres.

Até o momento, foram apuradas 87,28% das urnas.