Federação croata afasta observador técnico por vídeo polêmico

Também envolvido, zagueiro Vida foi poupado, mas pode ser punido pela Fifa

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2018 às 11:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: MARTIN BERNETTI/ AFP

O ex-jogador e atual observador técnico da Croácia, Ognjen Vukojevic, será descredenciado da Copa do Mundo. O anúncio foi feito pela Federação Croata de Futebol (HNS) nesta segunda-feira (9). A decisão foi tomada após Vukojevic e o zagueiro Domagoj Vida gravarem e publicarem um vídeo após a vitória nos pênaltis contra a anfitriã Rússia, que garantiu a classificação da Croácia às semifinais do Mundial. 

No vídeo, eles fazem saudações à Ucrânia, país em que atuaram juntos no Dínamo de Kiev. Por conta de divergências políticas e territoriais, Ucrânia e Rússia vivem em crise desde 2014. Por isso, o vídeo gerou tanta polêmica.

"Ognjen Vukojevic e Domagoj Vida pedem desculpas por suas declarações, que não pretendiam ter conotações políticas, mas que infelizmente deixaram margem para tais interpretações", diz um trecho da nota divulgada pela federação croata.

Ao contrário do que fez com Vukojevic, a federação croata não anunciou punição para o zagueiro Vida, titular da seleção, mas a Fifa está investigando as imagens e o jogador poderá ficar fora da semifinal contra a Inglaterra, que acontece na quarta-feira, às 15h.