Federer confirma que pretende disputar Olimpíada de Tóquio-2020

esportes
14.10.2019, 11:35:00
Atualizado: 14.10.2019, 11:35:23
Roger Federer em jogo contra Andy Murray durante os Jogos de Londres-2012 (CARL COURT / AFP)

Federer confirma que pretende disputar Olimpíada de Tóquio-2020

O suíço vai precisar receber um dos convites da Federação Internacional de Tênis

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O suíço Roger Federer confirmou nesta segunda-feira (14) que pretende disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio, no próximo ano. O tenista, um dos melhores da história, vai precisar de um convite para entrar em sua última Olimpíada da carreira, quando estará perto de completar 39 anos.

"Eu estive conversando com a minha equipe por algumas semanas sobre o que eu faria no próximo versão, depois de Wimbledon, e, no fim do dia, meu coração decidiu que eu adoraria jogar a Olimpíada novamente", declarou o tenista, em Tóquio, durante evento de exibição dos seus patrocinadores.

Até então, o calendário de Federer para 2020 "parava" em Wimbledon, em julho. Isso gerou rumores de que ele poderia anunciar sua aposentadoria ao fim de sua participação no Grand Slam britânico. Estes boatos, contudo, vieram por terra nesta segunda. O atleta disse que também pretende disputar o US Open do próximo ano, após a Olimpíada.

Para tanto, Federer vai precisar receber um dos convites da Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês). Isso porque, para entrar diretamente na disputa olímpica, o suíço precisa estar entre os 56 primeiros do ranking da ATP e estar defendendo o seu país na Copa Davis.

Federer, atual número três do mundo, atende facilmente o primeiro pré-requisito para entrar na chave de 64 jogadores em Tóquio-2020. Mas não disputa a Davis desde 2015. E precisaria estar na competição em ao menos dois confrontos neste ciclo olímpico, o que não poderá mais acontecer porque a Suíça não disputará as finais da nova Copa Davis, no próximo mês.

Assim, o suíço se torna o mais forte candidato a receber o convite especial da ITF reservado para campeões olímpicos ou de Grand Slams - ele é o recordista de títulos destes maiores eventos do tênis mundial, com 20 conquistas. Há apenas um convite disponível para esta cota em cada gênero.

Se receber o convite, o que é provável em razão da alta popularidade do atleta, Federer vai disputar uma Olimpíada pela quinta vez em sua carreira. Das últimas, só não esteve no Rio-2016 por conta de lesão.

Ao longo de suas participações nos Jogos, ele foi medalhista de ouro nas duplas em Pequim-2008, ao lado do compatriota Stan Wawrinka, e também faturou uma prata na competição de simples em Londres-2012, onde caiu na final diante do britânico Andy Murray



***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bisneta-de-mae-senhora-inspira-baiana-azul-de-amaralina-conheca-cida-de-nana/
Bel Borba a contratou como modelo para monumento às baianas sem saber de ascendência, que inclui Mestre Didi e uma das fundadoras da 1ª casa de candomblé
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-quarentena-anitta-lanca-clipe-para-tocame-com-gui-araujo-assista/
Vídeo traz fãs dançando em casa; é a primeira vez que funkeira contracena com namorado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/secretario-do-ministerio-da-saude-destrata-garcom-em-transmissao-ao-vivo-sai-dai/
Élcio Franco falava em medidas de segurança para reabertura da economia quando se incomodou com presença de servidor
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/policia-acredita-que-naya-rivera-se-afogou-e-busca-agora-e-por-corpo/
Imagens de câmera de segurança mostram ela saindo no barco com filho
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sandy-junior-contam-a-propria-historia-em-serie-documental/
Produção em sete capítulos do Globoplay inclui imagens caseiras dos irmãos, ainda antes de serem profissionais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pensei-em-me-matar-diz-atriz-de-malhacao-apos-video-em-site-porno-veja-desabafo/
Pillar Costa, que atuou na novela da Globo no ano passado, entrou em depressão
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/claudia-leitte-festeja-40-anos-com-live-repleta-de-convidados/
Any Gabrielly, Léo Santana, Zaac, Hungria Hip Hop, Lore Improta, Bera e Dennis DJ estarão na festa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nivus-ja-rodamos-na-bahia-com-o-novo-suv-da-volkswagen/
Em vídeo, apresentamos as primeiras impressões sobre o veículo que tem piloto automático inteligente e detector de fadiga
Ler Mais