Federer estreia na temporada 2019 de tênis com vitória fácil

esportes
30.12.2018, 18:09:09
Federer voltou a atuar em grande estilo (Tony Ashby/AFP)

Federer estreia na temporada 2019 de tênis com vitória fácil

Suíço despachou o britânico Cameron Norrie por duplo 6/1 pela Copa Hopman

Roger Federer começou a preparação para a defesa do seu título do Aberto da Austrália em grande estilo com uma vitória por duplo 6/1 sobre o britânico Cameron Norrie, neste domingo (30), na Copa Hopman, em Perth, na Austrália. Federer, de 37 anos, mandou seu oponente de 23 anos de volta para a realidade em uma partida com duração de apenas 57 minutos.

Norrie, número 91 do ranking, havia derrotado o grego Stefanos Tsitsipas, número 15 do mundo, em sets diretos no sábado em uma das maiores vitórias de sua carreira, mas foi superado em sua primeira partida contra Federer.

"Este foi um grande começo, mas obviamente tenho um longo caminho a percorrer aqui e em Melbourne", disse Federer. "É bom que eu esteja me sentindo tão bem por ter jogado uma partida maravilhosa contra o Cameron." 

Federer começou o duelo nervoso e perdeu os três primeiros pontos, mas saiu da situação difícil com bons serviços. Depois, foi melhorando o ritmo e dominou o saque de Norris para quebrar o saque no segundo game com um poderoso winner de backhand. 

O suíço derrotou o tenista britânico em cinco games seguidos para assumir o controle do set. Norrie se salvou de uma humilhação, salvando dois break points no sexto game, ganhando aplausos da torcida. O britânico chegou a ameaçar o saque de Federer na sequência, antes de o suíço se recuperar para fechar o primeiro set em 31 minutos.

O dono de 20 títulos de Grand Slam quebrou imediatamente o saque do britânico no segundo set e depois sacramentou com facilidade a sua vitória na estreia na Copa Hopman, torneio que Federer disputou em suas duas edições anteriores, para depois ter campanhas bem-sucedidas no Aberto da Austrália.

Na sequência do duelo entre Suíça e Grã-Bretanha, Belinda Bencic (54º do ranking) derrotou Katie Boulter (97º) por 6/2 e 7/6 (7/0) e assegurou a vitória dos suíços sobre os britânicos. Na sequência, apenas para complementar a rodada, Federer e Bencic também se deram melhor no jogo de duplas mistas, por 4/3 (5/4) e 4/1, sobre Boulter e Norrie. 

Com o resultado, a equipe da Suíça lidera o Grupo B, com o mesmo um ponto da Grã-Bretanha, mas com vantagem nos critérios de desempate. Federer e Bencic, atuais campeões da Copa Hopman, voltam à quadra na terça-feira, dia 1º, para enfrentarem os Estados Unidos, da veterana Serena Williams e do jovem Frances Tiafoe.

Outros resultados
Finalistas da Copa Hopman na temporada 2018, Alemanha e Suíça começaram bem a participação na nova edição do torneio. Em grupos diferentes, as equipes triunfaram neste domingo (30) ao vencer os três jogos de suas respectivas séries, contra Espanha e Grã-Bretanha.

Número 2 do mundo, a alemã Angelique Kerber superou a espanhola Garbiñe Muguruza, 18ª colocada no ranking da WTA, por 6/2, 3/6 e 6/3. Depois, Alexander Zverev, número 4 do mundo, bateu David Ferrer, 126º colocado no ranking da ATP, por 6/4, 4/6 e 7/6 (7/0). E Kerber e Zverev triunfaram na partida de duplas mistas por 4/2 e 4/3 (5/3), fechando o confronto, válido pelo Grupo A, em 3 a 0. 

Os resultados deixaram a Alemanha na liderança do Grupo A, com um ponto. A anfitriã Austrália tem a mesma pontuação, mas leva desvantagem nos demais critérios. França e Espanha ainda não pontuaram nesta fase de grupos. 

A Copa Hopman prossegue nesta segunda-feira com o confronto Estados Unidos x Grécia, pelo Grupo B. Será a estreia da equipe norte-americana. Os gregos, com Stefanos Tsitsipas e Maria Sakkari, perderam na estreia para a Grã-Bretanha por 2 a 1.

***

Em tempos de desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso precisamos de uma equipe de colaboradores e jornalistas apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade e feito na Bahia. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional baiano? E melhor, custa muito pouco. Assine o jornal.


Relacionadas