Federer vence Nadal pela quarta vez no ano e leva título em Xangai

Tenista suíço chegou ao 94º troféu na carreira e se igualou a Ivan Lendl

  • Foto do(a) author(a) Bruno Queiroz
  • Bruno Queiroz

Publicado em 15 de outubro de 2017 às 15:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Chandan Khanna / AFP

No histórico geral dos confrontos, a vantagem do espanhol ainda é confortável. São 23 vitórias e agora 15 derrotas. Este ano, no entanto, o duelo Federer x Nadal tem sido amplamente dominado pelo suíço, que sagrou-se campeão do Masters 1000 de Xangai diante do maior rival por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3. 

Foi a quarta vez que eles se enfrentaram em 2017, sendo três delas em finais. Federer venceu todos os jogos. De quebra, o suíço conquistou o 94º título na carreira e igualou a marca do tenista tcheco   Ivan Lendl, tornando-se o segundo maior vencedor da história do esporte, atrás  de Jimmy Connors com 109 troféus. 

"É um grande momento na minha carreira, voltar aqui e jogar contra o Nadal, que é um grande colega e rival. Então estou muito feliz. Não imaginava que nós poderíamos ter um ano como estamos tendo agora. No ano passado inaugurei a academia do Rafa, então é um prazer excepcional jogar contra ele e espero que possamos continuar fazendo isso nos próximos", disse o número dois do ranking que ainda é liderado por Nadal.  A partida em si teve roteiro parecido dos outros confrontos da temporada, com exceção da final do aberto da Austrália, vencida por Federer por 3x2. O suíço dominou completamente o jogo e sequer perdeu sets ou até mesmo teve o serviço quebrado como já havia acontecido nos dois jogos anteriores entre eles.

No primeiro set, Federer quebrou o serviço do espanhol logo no primeiro game e fechou em 6/4. No segundo foram duas quebras até o 6/3.