Felipe Massa anuncia despedida da Fórmula 1: 'dessa vez é verdade'

Piloto chegou a declarar que iria se aposentar no fim do ano passado, mas voltou graças a um pedido da Williams

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2017 às 11:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Nelson Almeida/AFP

Felipe Massa estará fora da Fórmula 1 em 2018. Aos 36 anos, o piloto anunciou sua despedida da categoria, neste sábado (04). No fim do ano passado, ele chegou a declarar uma aposentadoria, mas voltou a pedido da Williams. Agora, ele garante que é real. 

O comunicado veio por meio de um vídeo, postado em seu Instagram oficial. "Fala, pessoal, bom, como vocês sabem, ano passado eu anunciei que iria encerrar minha carreira, e a Williams pediu para eu continuar mais uma temporada, eu continuei, mas dessa vez é verdade", diz. "Queria agradecer toda a torcida e todo o carinho, todo o suporte da minha família, dos meus amigos e patrocinadores, todo o carinho de todos vocês que torceram por mim durante todo esse tempo e que continuem torcendo em outras categorias, em outros campeonatos pela frente".

Antes do adeus final, Massa confirma que irá participar das últimas duas provas da temporada de 2017 - o GP de Interlagos, em São Paulo, e o de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, dias 12 e 26 de novembro, respectivamente. "E nos vemos no Brasil e em Abu Dhabi. Um beijo em todos vocês e valeu", disse, na publicação.

A Williams confirmou a informação. " Eu gostaria de agradecer ao Felipe por tudo que ele fez pela equipe nos últimos quatro anos. Foi um absoluto prazer trabalhar com ele. Estamos especialmente gratos que ele concordou em adiar sua aposentadoria da Fórmula 1 por um ano, depois que Valtteri (Bottas) se juntou à Mercedes, o que demonstrou a profundidade do relacionamento que construímos no tempo em que estivemos juntos. Nós o admiramos, pois sabemos que não foi uma decisão fácil para ele retornar, depois de ter uma despedida tão emocionante no fim do ano passado. Em nome de Sir Frank e de todo o time, nós desejamos o melhor para Felipe em seu futuro", disse Claire Williams, chefe principal da escuderia. Massa ainda participará dos GPs no Brasil e nos Emirados Árabes Unidos (Foto: Andrej Isakovic/AFP) Em 14 temporadas e meia, Massa correu pela Sauber, Ferrari e Williams, conquistando 11 vitórias, 16 pole positions e 41 pódios. Sua melhor campanha foi em 2008, quando foi vice-campeão, atrás apenas de Lewis Hamilton. Já no ano seguinte, o brasileiro preocupou os fãs, quando uma mola se soltou do carro do compatriota Rubens Barrichello no treino classificatório do GP da Hungria, acertando a cabeça de Felipe. Ele chegou a ficar em coma induzido e precisou respirar com ajuda de aparelhos.