Feminista e ex-agricultora: conheça a nova Miss Bahia, que sonha em ser delegada

Estudante baiana participará do Miss Brasil no dia 9 de março, em São Paulo

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Santana
  • Fernanda Santana

Publicado em 7 de fevereiro de 2019 às 16:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

A história de Liliane Natiele tem todos os ingredientes praticamente obrigatórios na trajetória de uma miss. Disputava a televisão com a família para assistir a concursos de beleza, organizava os próprios desfiles, participou de pequenos concursos de beleza. Até aí, tudo conforme o figurino. Só que Liliane é mais: feminista, ex-agricultora e estudante de Direito na Universidade do Estado da Bahia, a vencedora do concurso Miss Bahia quer levantar a bandeira dos direitos das mulheres enquanto representa o estado nas próximas fases da disputa.

A jovem, natural do povoado Jaboticaba, no município de Quixabeira, no Centro-Norte do estado, teve uma infância dividida entre a casa da família e a roça de onde os pais tiravam o sustento. Eram os vizinhos quem apontavam os possíveis talentos da moça para a carreira de modelo.“As pessoas me diziam isso quando eu passava na rua. Isso foi ficando em mim e se tornou um desejo”, lembra Liliane.Do desejo, vieram os primeiros passos. Antes de ser eleita Miss Bahia, na noite desta quarta-feira (6), numa disputa entre 17 mulheres, em Salvador, ganhou sete dos oito concursos que participou, como o de Miss Região e Garota Regional. 

O tempo para os desfiles, esporádicos, era dividido com as obrigações do dia a dia. Formou-se técnica em agropecuária aos 18 anos e começou a trabalhar no campo. Nas vivências na fazenda, começou a ser vítima de machismo. Na verdade, num povoado com menos de três mil pessoas no norte da Bahia, algo que sempre esteve presente.“No campo, existe uma imaturidade em relação à posição da mulher. Foi muito difícil me tornar quem sou hoje porque é um lugar mais arcaico, conservador”, conta Liliane.A Miss Bahia conseguiu transformar dificuldades em combustível para suas lutas pessoais.

Quando terminou o Ensino Médio, decidiu o que seria no futuro: delegada especializada no direito às mulheres. Já começou a levar adiante um dos seus sonhos. “O mundo não respeita a mulher da maneira que ela deveria. Vim para Feira de Santana, larguei meus pais no lugar que eu amo, para poder conseguir fazer diferente”, orgulha-se ela. Questionada se é feminista, ela responde sem titubear:“Acredito que toda mulher é feminista. Sou defensora da luta”. Liliane foi eleita Miss Bahia nesta quarta-feira (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) Acidente Há três anos, Liliane deixou Jaboticaba e pegou a estrada rumo a Feira de Santana para tentar uma bolsa em um curso pré-vestibular e conseguir vaga na Uneb. O sonho de ser miss estava adormecido.“Um ano antes de chegar em Feira, sofri um acidente de moto feio, fiquei com muitas cicatrizes, achei que não conseguiria mais [ser miss]”.Seja pelo destino ou luta pessoal, Liliane acabou contratada como modelo de uma loja, entrou no cursinho e foi aprovada em Direito, no Campus de Jacobina.

Desde então, concilia os dois mundos de sua história. Até o próximo dia 20, ficará entre Salvador, Feira de Santana e Jaboticaba. Depois, seguirá para São Paulo, onde, no dia 9 de março, acontece a escolha pela próxima Miss Brasil. “Vai ser puxado, mas estou me preparando com aula de etiqueta e atividade física”, conta ela, que ama natação e dança.

O processo será contado por ela nas suas redes sociais, também como forma de empoderar outras mulheres.“É uma ferramenta especial para que eu possa fazer com que as pessoas entendam que a beleza também está do lado de dentro”, explica.Perguntada sobre o futuro mais próximo, entre a faculdade, a carreira de miss, e a futura profissão, Liliane brinca: “A gente descobre”. Agora, está preocupada em representar a Bahia de uma maneira diferente. Tem, inclusive, certeza dos incômodos que posições como a dela podem causar.

“Todo grito incomoda. Já passou da hora de enxergar a mulher engessada! A miss é uma mulher completa em si própria”, declara. E Liliane irá a São Paulo disposta a provar tudo isso.

Veja as medidas da miss: Altura: 1,72 m Cintura: 62 cm Busto: 85 cm Quadril: 85 cm