Feministas Bia Ferreira e Doralyce fazem show Preta Leveza no Pelourinho

entretenimento
09.01.2020, 11:15:00
Bia Ferreira e Doralyce vão se apresentar juntas com Preta Rara e Eva Rapdiva (Amanda Cardoso / Divulgação )

Feministas Bia Ferreira e Doralyce fazem show Preta Leveza no Pelourinho

Essa é a primeira vez que o projeto acontece em Salvador, capital mais negra do país

Levar empoderamento e informação para pessoas pretas através da música. Esse é o show Preta Leveza, realizado pelas cantoras Bia Ferreira e Doralyce, com participações das rappers Preta Rara e a angolana Eva Rapdiva. Juntas, elas se utilizam da música para denunciar o racismo e machismo, formando o que Doralyce denominou de “quarteto encorpado de feminismo preto”. 

O projeto foi lançado em 2019 e chega pela primeira vez em Salvador nesta quinta-feira (9), às 20h, no Largo Quincas Berro D’água (Pelourinho). “Quando eu conheci a Bia, a gente tinha a ideia de gravar um disco, mas isso se tornou um show com músicas inéditas, o Preta Leveza”, explicou Doralyce, cantora pernambucana que também é dona da versão feminista da música Mulheres, de Martinho da VIla.  

No show, as cantoras vão se alternar em apresentações juntas e individuais, tendo em comum o tema do amor como tecnologia de sobrevivência. “Tecnologia é toda instrumentalização para resolver um problema. Nesse caso, o amor é ainda político, pois muitas coisas nos foram historicamente negadas enquanto mulheres pretas, como o direito de amar”, disse Doralyce.  

Para as quatro artistas, que não são baianas, cantar em Salvador, a capital mais negra do país, é ainda mais especial. “A gente está encantada com a cidade, o coração do continente africano no Brasil”, disse Doralyce, aproveitando para citar soteropolitanas “pretas e poderosas que admiro como Tia Má e Val Benvindo do Ilê”.  

Nesta semana, as protagonistas do show  foram filmadas com Caetano Veloso, que compartilhou um vídeo das artistas cantando o sucesso Cota Não é Esmola, música de Bia Ferreira. “Ela cantando sozinha já é coisa demais: violão percussivo e harmônico hipersuingado, voz afinada e mutante, dicção e atitude sempre convincentes e expressivas. E quanto ela canta com Doralyce, é só amor”, escreveu Caetano no Instagram.

Serviço:
O quê:
 Preta Leveza – Bia Ferreira e Doralyce convidam Preta Rara e Eva Rapdiva.
Onde: Largo Quincas Berro D’água (Pelourinho).
Quando: Nesta quinta (9), às 20h.
Ingressos: R$ 20 (inteira) | R$ 10 (meia). Vendas no Sympla. 

*Com orientação do editor Roberto Midlej

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas