Fernanda Montenegro faz apelo contra censura às artes em vídeo

brasil
08.10.2017, 20:22:00
(Foto: Divulgação)

Fernanda Montenegro faz apelo contra censura às artes em vídeo

A atriz de 87 anos publicou vídeo para a campanha #342 Artes - Contra a Censura e a Difamação

A atriz fernanda Montenegro, 87 anos, divulgou um vídeo em que faz um apelo aos "poucos e honestos políticos" do país. Ela pediu que eles se posicionem contra a censura a manifestações artísticas e que não deixem que "a coisa não se transforme num inferno". O vídeo faz parte da campanha #342 Artes - Contra a Censura e a Difamação, lançada neste domingo (8) e coordenada por Paula Lavigne. "Saiam, por favor, desse silêncio acovardado", pede a atriz.

A campanha é uma resposta à suspensão e perseguição de grupos a exposições como o "Queermuseu", em Porto Alegre, e aos protestos contra a performance "La Bête", que aconteceu no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Fernanda começa o vídeo dizendo que "tudo é cultura, inclusive a cultura de repressão". "Mas só há realmente um tipo de cultura que constrói um país, é a cultura da liberdade", continua. "A cultura liberta cria a alma de uma nação", explica a atriz. Ela avisa que "nem a pele dos políticos vai se salvar" caso o país mergulhe em uma onda conservadora. 

Veja vídeo completo:

Em 2015, Fernanda foi alvo de uma polêmica por conta da sua personagem na novela Babilônia. Ela e a atriz Nathália Timberg, sua parceira de cena, protagonizaram um beijo logo no primeiro capítulo, que causou reações negativas de parte do público e refletiu na audiência baixa do folhetim. 

Ainda no vídeo, Fernanda afirma que o país precisa de educação. "No fundo, o que nós necessitamos mesmo é de educação com cultura, e cultura com educação e liberdade. Não existe nação sem liberdade", completa.

A campanha também traz vídeos de outros artistas como Fernanda Torres, Marisa Monte, Caetano Veloso, Cissa Guimarães e Adriana Varejão. Alguns deles também vão entrar com ações na Justiça contra políticos e grupos que os associaram à pedofilia e zoofilia por terem defendido as intervenções.



Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/aos-6-anos-chines-impressiona-por-incrivel-habilidade-cortar-cabelo/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/parentes-de-menina-morta-por-padrasto-desconfiavam-de-abusos/
Ágatha, 2 anos, foi enterrada nesta manhã; mãe não compareceu ao enterro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/acusado-de-injuria-isidorio-falta-a-audiencia-de-conciliacao-com-daniela-mercury/
Cantora ingressou com queixa-crime contra o deputado por injúria após ser chamada por ele de 'escrava de satanás'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/alok-sofre-acidente-no-mar-durante-lua-de-mel-e-engessa-o-pe/
Ele estava praticando wakeboard nas Ilhas Maldivas com a mulher
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fabio-assuncao-faz-acordo-com-a-la-furia-dinheiro-vai-pra-dependentes-quimicos/
‘Jamais passou pela cabeça censurar’, disse ator em pronunciamento; assista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/oscar-2019-anuncia-indicados-veja-lista-completa/
Pantera Negra, Nasce Uma Estrela, Roma e Bohemian Rhapsody são cotados a Melhor filme
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/video-mostra-desespero-de-baleado-pela-pm-em-portao-cade-minha-filha-eu-amo-ela/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-ultimo-suspiro-foi-no-meu-colo-diz-mae-de-menina-morta-por-padrasto/