Fernandão ou 'Golberto'? Goleadores disputam vaga no ataque do Bahia

Enderson ganhou bom problema para a sequência da temporada

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 19 de março de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

O técnico Enderson Moreira ganhou um grande problema para a sequência do Bahia na temporada. Mas calma, torcedor. Não se trata de lesão, expulsão ou atleta negociado. Muito pelo contrário. Essa é uma dor de cabeça que todo treinador deseja ter... 

No momento em que o tricolor mais precisava, Fernandão voltou em grande estilo. No primeiro jogo do centroavante como titular desde que acertou o seu retorno ao Esquadrão, ele balançou as redes quatro vezes na goleada de 5x0 sobre o Jequié, domingo passado, que valeu a classificação para as semifinais do Campeonato Baiano.

O desempenho do camisa 20 deixa aberto um leque de opções para o treinador do Bahia. Se já estava bom com Gilberto, autor de 12 gols em 13 jogos no ano, imagine agora que o técnico conta com dois goleadores.

“Vamos jogar os dois e fazer um par ou ímpar antes do jogo”, brincou Enderson ao ser questionado sobre quem será o titular na sequência do time na temporada. 

“Agora, uma coisa que eu queria falar para todos: eventualmente, em algumas situações, a gente pode até usar os dois juntos. Eles são jogadores de presença de área. Em algumas situações, a gente vai poder usar os dois, mas, no geral, não. Eles têm o cheiro do gol, é uma coisa impressionante. Tomara que a gente consiga terminar o ano com os dois artilheiros do Brasil. Tem espaço para os dois. A gente tem que ser inteligente para ver a questão do desgaste, onde o jogo encaixa melhor com a característica do jogador. É muito bom ter dois jogadores que são goleadores, que fazem aquilo que é tão difícil no futebol, que é fazer o gol”, continuou o treinador. 

Feliz com a atuação em Jequié, Fernandão aproveitou para parabenizar todo o grupo após o momento delicado que o time viveu na semana que antecedeu o duelo. O camisa 20 ultrapassou Shaylon e assumiu a artilharia do Bahia no Baianão. 

“Quero parabenizar esse grupo, comissão técnica, a união que a gente tem aqui dentro é muito grande. Fico feliz pelos gols, mas é exaltar toda a equipe, um campo difícil, jogo difícil”, explicou o centroavante.

Melhor ataque Além de contar com dois atacantes com o faro de gol apurado, o Bahia pode se orgulhar de ter também o melhor ataque do Brasil em 2019. Com a goleada sobre o Jequié, o tricolor chegou ao total de 34 tentos no ano, superando o Santos, que soma 31, e Fluminense, que balançou as redes 30 vezes. 

A conta, inclusive, passa pelo desempenho dos dois atletas. Somados os gols, Gilberto e Fernandão têm 16 tentos em 2019, o que representa 54% dos gols o Esquadrão fez na temporada. 

Já quando o assunto é a conta total de gols, Gilberto e Fernandão travam duelo equilibrado. Com 22 tentos nas duas passagens pelo clube, o camisa 20 lidera a disputa por apenas um gol de diferença.  

Depois de um dia de folga, o elenco do Bahia volta aos trabalhos nesta terça-feira (19), quando inicia a preparação para a o jogo de ida da semifinal do Baianão. O adversário será o Atlético de Alagoinhas, na quinta-feira, na Fonte Nova.

Momento para Enderson tomar a decisão e escolher se inicia a partida com Gilberto ou Fernandão no ataque.