Fernando Guerreiro tenta trazer para Salvador acervo de Glauber Rocha

Por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de março de 2019 às 05:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, quer trazer este ano para Salvador o acervo do cineasta baiano Glauber Rocha. O que inclui filmes, roteiros inéditos, textos e fotografias do mais conhecido nome do Cinema Novo. O único entrave, porém, é o lugar escolhido para abrigar o material. “O espaço ideal para guardar o acervo é, por razões óbvias o Cine Glauber Rocha, mas há fatores que dificultam o processo”, afirmou. Embora Guerreiro evite detalhar quais seriam as barreiras, integrantes da sua equipe na FGM afirmam que há um impasse entre a prefeitura e o governo do estado em relação ao espaço, associado à rede Itaú Cinemas. Posse contestada O imóvel onde funciona o Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, pertencia à prefeitura, mas foi cedido ao governo do estado em 1973, por meio de lei específica, que o município ainda pensa em revogar. Em contrapartida, o governo se comprometeu a pagar pelo espaço. Algo que, segundo a prefeitura, não aconteceu.

Passagem de lupa Após ouvir testemunhas e alvos da Operação Terra de Ninguém, que investiga um esquema de corrupção  na Agência Nacional de Mineração (ANA) na Bahia, a Polícia Federal começou a se debruçar sobre celulares, computadores e documentos  recolhidos durante as buscas e apreensões realizadas em 28 de janeiro. O material sob análise  da PF vai permitir que os investigadores cruzem o teor dos depoimentos com mensagens, e-mails e arquivos eletrônicos  e até pontas soltas sobre repasses de propina para dirigentes e servidores da ANA, em troca de favorecimento do órgão a empresas de mineração.

Olhos no interior Animado com os resultados de uma recente pesquisa sobre a disputa de 2020, o ex-deputado estadual Heraldo Rocha (DEM) decidiu lançar sua pré-candidatura a prefeito de Macarani, no Sudoeste baiano. Na cidade, seu principal reduto no interior, Rocha recebeu 40% dos votos válidos em 2014, última eleição disputada por ele.  “Meu nome foi incluído no levantamento e, para surpresa dos líderes políticos de lá, pontuei muito bem. É claro que, para ser candidato mesmo, tudo vai depender das alianças locais, mas estou pronto e preparado para concorrer”, disse Rocha.

Pá de cal Mesmo com evidências apresentadas em relatório feito por auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Corte arquivou uma denúncia contra a Secretaria da Segurança Pública (SSP) por nepotismo e violação à Lei de Acesso à Informação. A SSP foi acusada pelo Sindicato dos Delegados da Polícia Civil por empregar familiares de oficiais da PM e do Corpo de Bombeiros e de omitir dados sobre criminalidade e informações de contratos da pasta.

Dendê no tacho Pertencem aos quadros do MPF da Bahia os dois procuradores que renunciaram recentemente aos cargos que ocupavam no gabinete da procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Pablo Coutinho Barreto e Vitor Cunha se tornaram opositores de Dodge no órgão.A ideia é trazer o maior número possível de membros do setor produtivo para marcar posição contra esta medida e expor o quanto o decreto pode prejudicar a economia Eduardo Salles, deputado estadual do PP e presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia, ao convocar para hoje a audiência pública que vai debater o fim do subsídio de energia elétrica para agricultores irrigantes, medida baixada em dezembro pelo então presidente Michel Temer (MDB)