Festa da Baleia Jubarte agita Praia do Forte até domingo; veja programação

Segunda edição do evento promove atividades culturais e observação dos mamíferos marinhos ameaçados de extinção

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2017 às 04:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: (Foto: Rota Tropical/Divulgação)

A festa que as baleias jubarte fazem no mar da Bahia, durante o inverno, agora invadiu a nossa praia. Mais especificamente, a localidade turística de Praia do Forte, no Litoral Norte, onde começa nesta quinta-feira (3) e vai até o próximo domingo a segunda edição da Festa da Baleia Jubarte, com programação cultural e discussão da importância de preservação dos mamíferos marinhos, que viajam da Antártida ao litoral brasileiro para acasalar e se reproduzir.

O ritual da natureza acaba atraindo visitantes de todo o mundo à região. E para comemorar as visitas (de baleias e turistas), o Projeto Baleia Jubarte resolveu promover a divulgação do turismo de observação desses animais, através de atividades artísticas, exposições, palestras e muita música. Festa da Baleia Jubarte acontece em Praia do Forte até domingo (6) (Foto: Rota Tropical/Divulgação) Segundo o coordenador do evento, Enrico Marcovaldi, este ano, além de exposição fotográfica, projeção de filmes e vídeos e apresentação de diversos grupos musicais da região, o evento terá a presença de um convidado especial para a atividade.

“Estamos trazendo o pioneiro do Turismo de Baleias da América Latina, Adalberto ‘Peke’ Sosa, que vem da Patagônia para dar uma palestra sobre a importância dessa atividade, que gera bilhões de dólares em todo o planeta e que tem na Bahia uma grande oportunidade de expansão, aliando a conservação das baleias à geração de emprego e renda em nossas comunidades costeiras”, comentou.

A Praia do Forte é um dos polos mais importantes de turismo de baleias do Brasil, recebendo anualmente milhares de visitantes interessados em observar de perto esses animais antes ameaçados mas que, por conta da proteção contra a caça, vêm se recuperando e retornando ao litoral baiano a cada inverno e primavera.

Durante a festa, também haverá o lançamento do longa de animação “As Aventuras de Colombo”, um filme de Marco Altberg que traz para públicos de todas as idades uma saga de navegação e aventura no mar. Haverá ainda exposição de fotografias no Projeto Tamar (de preservação das tartarugas marinhas), Roda de Capoeira com batizado do Grupo Esporão, e as Baianinhas da Praia do Forte resgatando a tradição do Reizado da Baleia, além de diversas atrações musicais (ver abaixo). Durante o dia, as atrações principais são as próprias visitas diárias às baleias jubarte nas embarcações das operadoras locais. A maior parte das atividades será realizada no Espaço Baleia Jubarte (Avenida do Farol, 2907), e o acesso é gratuito, não necessitando de inscrição – apenas os passeios embarcados são cobrados. 

Confira a programação completa

Quinta-feira (3) - Centro de Visitantes do Projeto TAMAR 19:00 – Abertura da Exposição Fotográfica “Entre Baleias”

Sexta-feira (4) – Espaço Baleia Jubarte 19:00 – Batizado da Capoeira Esporão com participação das Baianinhas do Forte (Reizado da Baleia) 20:00 – Trio Sinfonado 22:00 – Trio Imbassaê

Sábado (5) – Espaço Baleia Jubarte 10:00 – Palestra e Saída de Campo para Observação de Baleias (restrita a convidados) 15:00 – Oficina Módulo Ecoarte 17:00 – Lançamento do Longa-metragem de Animação “As Aventuras de Colombo”, de Marco Altberg 19:00 – Palestra com Adalberto “Peke” Sosa, pioneiro do Turismo de Observação de Baleias na Península Valdés, Argentina 20:00 – Banda Néctar Brasil 22:00 – Banda Di Mare

Domingo (6) – Espaço Baleia Jubarte 10:00 – Palestra e Saída de Campo para Observação de Baleias (restrita a convidados) 17:00 – Projeção do Longa-metragem de Animação “As Aventuras de Colombo”, de Marco Altberg