Festa das avós: Senhora Sant'Ana é celebrada em missa

Santa mãe de Maria e avó de Jesus Cristo, ela é padroeira das avós e dos professores

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2018 às 22:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr./CORREIO

A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Sant’Ana, em Nazaré, ficou repleta de devotos durante toda a quinta-feira (26). O dia é destinado para a celebração de Sant'Ana, mãe de Maria e avó de Jesus Cristo. Por conta da comemoração, a paróquia ficou repleta de vovós e vovôs que rezavam por seus netinhos e confirmavam sua fé na santa, padroeira das avós e dos professores. 

Elaide Barbosa, 48 anos, frequenta a paróquia há 11 anos. Além de ser devota de Sant'Ana, ela frequenta a igreja todos os domingos porque sua filha, de 13 anos, é coroinha do Padre Abel. Ana Clara, de 4 anos, e Enzo, de 9, netos de Elaide, estão em todas as suas orações. “A missa contagia e é muito acolhedora, não tem como não se emocionar. Rezo sempre pelos meus netinhos, pela sua saúde e felicidade”, contou.

Ilca Meneses, 63, é avó de três meninos. Luiz Eduardo, Filipe e Daniel. Ela conta que Nossa Senhora Sant’Ana é a orixá Nanã no sincretismo religioso com o candomblé. “Eu frequento a igreja há mais de 20 anos. Rezo muito pelos meus três netos, peço tudo o que há de melhor para os três”. 

O vovô Luciano Brandão, de 72 anos, começou sua relação com a igreja de Sant'Ana há 37 anos. Ele frequenta a paróquia com sua esposa, dona Olívia Clementina. Os dois trabalham com as crianças da unidade. O netinho Gustavo, de 6 anos, acompanha o avô nas missas. Já a netinha Luciana, de apenas seis meses, ainda não vai, mas o avô garante que reza pelos dois e que logo ela também frequentará a igreja.

Nos escritos, Sant'Ana era estéril. Seu marido, São Joaquim, era censurado pelos sacerdotes por não ter filhos. Por conta de sua esterilidade, Ana era vista como amaldiçoada por Deus. A concepção de Maria, mãe de Jesus, teria sido possível graças às orações de São Joaquim. Um anjo teria anunciado que suas orações tinham sido ouvidas. 

A próxima comemoração para Sant'Ana é a Missa Solene do 1º aniversário de dedicação da Igreja do Santíssimo Sacramento de Sant’Ana que será celebrada por Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador. A celebração terá participação do Coral da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. 

Domingo (29) 10h – Missa Solene do 1º aniversário de dedicação da Igreja do Santíssimo Sacramento de Sant’Ana/ Presidente da Celebração: dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ – Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil / Participação especial: Coral da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia.