Festa de Iemanjá ganha clipe inédito; assista

Música será lançada com show gratuito, neste sábado (2), no Rio Vermelho, de Zimba Selektor e Dropê Selva

  • Foto do(a) author(a) Laura Fernades
  • Laura Fernades

Publicado em 1 de fevereiro de 2019 às 12:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Batidas eletrônicas misturadas à tradição ancestral dão o tom da música ‘02 de Fevereiro’, divulgada com exclusividade pelo CORREIO nesta sexta-feira (1º). Primeiro lançamento audiovisual do produtor musical e DJ Zimba Selektor, em parceria com o MC Dropê Selva, o clipe registra a festa de Iemanjá com dancehall, trap, percussão e samplers de cânticos do candomblé.

À primeira vista, a associação com a BaianaSystem é inevitável e Zimba, 26 anos, não nega a aproximação sonora. Porém, o artista baiano radicado em São Paulo garante que a referência não se resume à banda que “abraçou a fusão do movimento do soundsystem jamaicano com a cultura baiana”.

“Quem primeiro falou sobre essa fusão, chamada de Bahia Bass, foi Mauro Telefunksoul. O Àttooxxá é Bahia Bass, o Afrocidade também, o Otto... Todos fazem essa mistura do eletrônico com o folclórico. A referência do BaianaSystem é inevitável, porque eles se tornaram símbolo disso mundialmente. É uma honra ser associado a eles, mas a gente vai além”, explica Zimba.

Além de ficar disponível nos canais do YouTube de Zimba e Ganja Filmes, o clipe será lançado oficialmente neste sábado, 2 de fevereiro, no Red Depósito Bar, no Rio Vermelho, às 19h. Sob o comando de Zimba, a festa gratuita ‘Selva’ contará com a participação de MC Maomé (Cone Crew Diretoria), Dropê Selva, Vandal e DJ Eduardo Brechó.

Sagrado e profano Mais sagrado do que profano, o clipe conta a história de um morador do Rio Vermelho que se perde “na loucura da festa” e se reencontra dentro dela, a partir de uma conexão espiritual. “Na letra, a gente traz a sereia como uma linda mulher, sim, mas que traz ele para o eixo, para a espiritualidade”, explica Zimba.

Nativo do Morro da Sereia, o protagonista do clipe produzido pela Ganja Filmes passa pela festa de Iemanjá, “que naturalmente tem uma psicodelia”, e encontra uma figura feminina que o guia em uma experiência única no mar. “No final, esse encontro com essa mulher é finalizado com um ritual, quando ela coloca uma guia no pescoço dele”, destaca Zimba, chamando a atenção para o aspecto sagrado.

Para interpretar a sereia, foram escolhidas três mulheres com estilos diferentes, sendo uma delas mais próxima da estética indígena e a outra negra, “representando o empoderamento, porque é tatuada e careca”, ressalta Zimba. “Claro que não escolheríamos qualquer pessoa. São três meninas do movimento feminista, porque pra gente é muito importante”, justifica.

Nascido e criado no Rio Vermelho, Zimba conta que o clipe gravado no 2 de fevereiro do ano passado não teve a data escolhida à toa, afinal “essa é a festa mais maravilhosa da cidade". "O 2 de fevereiro é a expressão viva do que é o Rio Vermelho. É o Carnaval mais inocente, conservado, é lindo de ver. É uma dádiva e um momento espiritual cósmico”, elogia. “Essa música é uma grande oferenda pra Iemanjá”, agradece.