Festival da coxinha oferece 40 sabores no Parque da Cidade

Evento acontece até às 18 h deste domingo (17) no Parque da Cidade; além do famoso bolinho, também acontecem shows e feira de artesanato

  • Foto do(a) author(a) Raquel Saraiva
  • Raquel Saraiva

Publicado em 16 de setembro de 2017 às 19:43

- Atualizado há um ano

. Crédito: Betto Jr.

De convencional mesmo, só o formato. Porque, por dentro, elas inovam e surpreendem até opositores. Defensores das coxinhas têm território livre e cheio de gordura - sem culpa - no Parque da Cidade, no Itaigara, que recebe um festival da iguaria. São 40 estandes que, das 9h às 18h de hoje, brincam com a definição do salgadinho recheado com frango desfiado, em mais de 40 sabores. As amigas Pamela Andrade e Laura Oliveira começaram pelo sabor tradicional (Foto:Betto Jr) Amantes dos doces podem se encantar com a coxinha na versão petit gateau, nos sabores doce de leite ou Nutella, acompanhada de sorvete e calda. Os veganos têm à disposição  coxinhas com massa de mandioca ou de batata doce. O buquê de coxinha é uma boa pedida para os apaixonados e quem prefere os sabores regionais vai ficar  com água na boca com a coxinha de pamonha. Há também as opções tradicionais para os mais conservadores. O preço varia de R$ 5 a R$ 15.

“O movimento tá melhor do que eu esperava, ainda mais considerando que hoje é um dia chuvoso. Espero vender 8 mil porções de coxinha e cerca de 6 mil do tamanho tradicional”, afirmou  Luciane Lins, da Best Coxinhas. “Enquanto tiver espaço na minha barriga eu tô comendo!”, disse Pâmela Andrade, 20 anos, que compareceu ao evento logo na abertura, acompanhada da amiga Laura Oliveira. “A gente preferiu começar com os sabores conhecidos, depois vamos arriscar os mais exóticos, como os doces”, explicou Laura. Para quem quer provar muitas sem se empanturrar, o espetinho de coxinha vem com cinco sabores. “Amei todos. Tava ansiosa para vir, nem a chuva me segurou em casa. Eu sou louca por coxinha”, disse Sabrina Araújo. Dez jurados devem escolher a melhor coxinha do festival, que será anunciada hoje.

Os gulosos poderão concorrer ainda ao cargo de maior comedor de coxinha - e sem gastar dinheiro. O vencedor não paga pelo que comer, além de ganhar um certificado para se orgulhar do feito. O concurso acontece às 16h e a  inscrição é feita na hora. O restante do óleo utilizado no festival, cerca de 200 litros, será recolhido para reciclagem pela Associação Pracatum. Os resíduos serão transformados em sabão, que será posteriormente comercializado para arrecadar dinheiro para as famílias atendidas pela associação.

Além das opções de comida e bebida, o festival oferece ainda shows e apresentações de DJs, feira de artesanato e espaço kids com opções de diversão para as crianças. E mais festivais gastronômicos devem chegar a Salvador em breve.  “Pretendemos trazer outros eventos que já fizemos em Brasília e outras cidades, como o festival de churros, de pizza, de pastel e de sorvete”, promete Ygor Brito, um dos sócios da Invento Produções, organizadora do festival. É bom começar a dieta desde já.