Festival da Primavera chega em seu fim de semana mais musical

Lenine, Léo Macedo (da Estakazero) e Orquestra Popular da Bahia são algumas das atrações; confira programação

  • Foto do(a) author(a) Vanessa Brunt
  • Vanessa Brunt

Publicado em 21 de setembro de 2018 às 10:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr./CORREIO

A capital baiana continua a receber a estação das flores com diversidade artística através do Festival da Primavera que, neste ano, leva atrações para 21 bairros. O evento, que prossegue até o dia 30 e mistura música, teatro, esporte e gastronomia, chega em seu momento de maior destaque musical neste final de semana.

Depois da abertura, com o grupo Mudei de Nome, no último domingo, é a vez de uma mistura de gêneros no evento. O cantor e compositor Lenine e a Orquestra Popular da Bahia são destaques da programação, que inclui também participações de Denny Denan, Luciano Calazans e das cantoras Ellen Wilson, Carla Visi, Cátia Guimma e Marcia Short.

O Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, é onde o burburinho  começa. O local recebe o show Em Trânsito, do cantor e compositor Lenine. O pernambucano, que se apresenta às 20h30, promete agitar o público, no sábado (22), com um repertório que inclui músicas mais antigas, como Hoje Eu Quero Sair Só e Paciência, além de canções do novo álbum,  como Sublinhe e Revele.      Relembre músicas de Lenine: No mesmo local e dia, às 19h30, a Orquestra Popular da Bahia faz sua celebração dos 60 anos da Bossa Nova, completados em 2018. Acostumada a repaginar músicas do axé, a orquestra toca agora os clássicos da Bossa, como Águas de Março, Garota de Ipanema e Saudade da Bahia.   O maestro do grupo, Tukano Sax, explicou que a ideia é deixar um clima de nostalgia no ar. “É um desafio, pois existe uma harmonia complexa nesse estilo. Tivemos que voltar no tempo para uma pesquisa profunda que vai de João Gilberto a Tom Jobim”, conta. 

Mas não é somente de música instrumental que será feito o show. A apresentação da orquestra conta com participações especiais das cantoras Carla Visi, Márcia Short, Ellen Wilson e Cátia Guimma, interpretando o repertório especial.    Márcia Short é uma das cantoras que se apresenta junto com a Orquestra Popular, no Rio Vermelho (Foto: Divulgação) OUTROS ESPAÇOS Complementando a programação de sábado,  o cantor Léo Macedo, da banda Estakazero, vai além do forró e traz um show que mistura o ritmo com reggae, axé, arrocha e pop rock. Tudo isso em um palco flutuante, montado na Praia de São Tomé de Paripe, no subúrbio, às 11h.  Léo Macedo, da banda Estakazero, vai misturar ritmos, neste sábado (22), em Paripe (Foto: Divulgação) No Parque da Cidade, no Itaigara, seis fanfarras de escolas municipais da cidade se apresentam amanhã, das 13h às 17h. As apresentações se dividem em três etapas: primeiramente, cada fanfarra desfila individualmente, depois apresenta o repertório em um único local e, por fim, fazem o show juntas. No total, 540 crianças e jovens participam.  Denny anima Farol da Barra ainda no sábado (22) (Foto: Mateus Ross/Divulgação) No domingo, a programação musical segue com o som percussivo de Denny Denan, que promete animar a Maratona Cidade de Salvador 2018, no final da manhã, no Farol da Barra, às 10h30.

Já o cantor e compositor Luciano Calazans marca presença em dois eventos: amanhã, durante a 1ª Festa San Gennaro, que rola, das 10h às 22h, em frente à Igreja de Santana, no Rio Vermelho;  e domingo, às 6h, no aquecimento do maratona no Farol da Barra. Luciano Calazans faz shows no sábado e no domingo (Foto: Gal Meirelles/Divulgação) Para sábado, o músico levará canções autorais que completam 15 anos em 2018, como Valsinha, que faz parte do disco Contrabaixo Astral. “Além de músicas instrumentais e com letras, que fazem parte de meu repertório, terei a presença do trombonista Raul de Souza, do cantor Ricardo Chaves e mais duas participações especiais, que prefiro mantê-las em segredo para não quebrar a surpresa”, diz Calazans. Nos próximos fins de semana, o festival vai reunir, ainda, a realização do Encontro Cicloturístico da Primavera, no dia 30, na Boca do Rio, e o Rally Urbano e Turístico Salvador, também no dia 30, no Jardim de Alah.

Os 21 pontos da cidade que vão abrigar o festival vão receber o projeto Ruas de Lazer. Na programação, estão previstas, ainda, projetos culturais de poesia, debates, festival de Palhaçaria e um city tour no subúrbio. Confira a programação completa no site oficial do evento ou clicando aqui.