Festival da Virada: 25 casos de trabalho infantil são registrados em 3 dias de festa

Prefeitura vai continuar monitorando crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 31 de dezembro de 2018 às 13:38

- Atualizado há um ano

O Festival da Virada Salvador 2019 só termina amanhã, mas, até a noite deste domingo (30), a Prefeitura já identificou 25 ocorrências de trabalho infanto-juvenil. Uma equipe da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) está de plantão na Arena Daniela Mercury para ajudar monitorar os casos de vulnerabilidade social.

Durante as três noites de festa foram registradas 163 famílias e 95 adolescentes em situação de risco social, bem como 8 crianças desacompanhadas. Além disso, a pasta distribuiu 230 pulseiras de identificação para crianças de até 11 anos, como forma de prevenção às ocorrências.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) também está de plantão na Arena Daniela Mercury e, dirante os três dias de shows, já distribuiu mais de 500 pulseiras de identificação para crianças.

Nas pulseirinhas, as crianças são identificadas com os nomes, delas e dos responsaveis, além de telefone para contato. Os equipamentos são reutilizáveis e podem ser utilizadas, inclusive, em ambientes com agua.

Vulnerabilidade

Quando uma família, criança ou adolescente é encontrado em situação de risco social, a Semps deve tomar determinadas medidas para solucionar a questão, a exemplo do encaminhamento a órgãos responsáveis.

Até o momento, 18 crianças e adolescentes foram encaminhados aos Centros de Convivência, 6 retornaram para casa, 17 foram levadas para o Conselho Tutelar, 5 para os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), 27 encaminhados aos Centros de Referências Especializado de Assistência Social (Cras) e 2 para unidade de saúde.

Ainda segundo a Prefeitura, uma equipe de 90 membros do Conselho Tutelar de Salvador também atua durante os dias de festa no Festival Virada Salvador 2019, em um posto montado na Boca do Rio, para garantir os direitos de criança e adolescente que participam do evento.