Festival de Cannes divulga indicados à Palma de Ouro

Este ano, o júri do prêmio principal será presidido pela atriz Cate Blanchett

Publicado em 12 de abril de 2018 às 19:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Os indicados à Palma de Ouro do 71º Festival de Cannes, um dos prêmios de maior importância do cinema, foram anunciados nesta quinta-feira (12). A mostra competitiva terá produções de vários países e inclui diretores renomados como Jean-Luc Godard e Spike Lee. Este ano, o júri do prêmio principal será presidido pela atriz australiana Cate Blanchett. (Foto: Divulgação) Ash is purest white, de Jia Zhang-Ke (China) Asako I&II, de Ryusuke Hamaguchi (Japão)At war, de Stephane Brizé (França) BlacKkKlansman, de Spike Lee (EUA)  Capernaum, de Nadine Labaki (Líbano) Cold war, de Pawel Pawlikowski (Polônia) Burning, de Lee-Chang Dong (Coreia do Sul)  Dogman, de Matteo Garrone (Itália) Girls of the sun, de Eva Husson (França)  Lazzaro felice, de Alice Rohrwacher (Itália) Le livre d'image, de Jean-Luc Godard (França)  Leto, de Kirill Serebrennikov (Rússia)  Shoplifters, de Kore-Eda Hirokazu (Japão)  Sorry angel, de Christophe Honoré (França)  Three faces, de Jafar Panahi (Irã) Todos lo sabem, de Asghar Farhadi (Espanha/França/Itália) Under the silver lake, de David Robert Mitchell (EUA) Yomeddine, de A.B Shawky (Egito) O evento acontece de 8 a 19 de maio na cidade de Cannes, localizada ao sul da França. A sessão de abertura será com o filme "Todos lo sabem", de Asghar Farhadi. O longa-metragem, co-produzido por Espanha, França e Itália, reúne Penélope Cruz, Javier Bardem e Ricardo Darín no elenco principal.

O Brasil, fora da disputa pela Palma de Ouro, estará no Festival com "O grande circo místico", de Carlos Diegues, que integra a programação das sessões especiais. 

No ano passado, o prêmio foi para "The square: A arte da discórdia", de Ruben Östlund. O drama sueco também foi indicado ao Oscar 2018 na categoria melhor filme estrangeiro, mas acabou vencido pelo chileno "Uma mulher fantástica".

Netflix

A Netflix desistiu de participar do Festival, já que a organização de Cannes passou a exigir que, para um filme concorrer na mostra, é necessário que sejam exibido em cinemas franceses. No ano passado, o serviço de streaming concorreu com os filmes Okja e The Meyerowitz.